Português, perguntado por raniereromennyp9ated, 10 meses atrás

A gramática normativa estabelece regras para a norma culta da língua, mesmo que a mensagem seja emitida pela fala. Devemos observar usos formais ou informais da língua que respeitem nossos interlocutores e que possibilitem melhor compreensão da mensagem. Considerando o uso da língua em um ambiente FORMAL, qual das alternativas a seguir está de acordo com a norma culta? Ele disse pra mim contar sobre os acontecimentos da noite anterior. Me contaram que o pessoal está trabalhando muito. É necessário que todos se empenhem na solução do problema. Os jornais noticiaram o rolo em que os dois se meteram. Sempre saíamos cedo às segundas. A gente aproveitava e conversava na porta da escola

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinasilveira78
5
Olá!

Sobre o uso da norma culta padrão da Língua Portuguesa, podemos concluir que:

- "Ele disse pra mim contar sobre os acontecimentos da noite anterior."
INCORRETA - Pois deve-se empregar pronome pessoal do caso reto para expressar ação. Então, o correto é "Ele disse para eu contar sobre os acontecimentos da noite.

- "Me contaram que o pessoal está trabalhando muito."
INCORRETA - O uso de termos informais, como "o pessoal" não são adequados para a linguagem formal. O adequado é "Me contaram que a equipe está trabalhando muito."

 - "É necessário que todos se empenhem na solução do problema."
CORRETA - Este é um exemplo de frase que segue os padrões da norma culta, uma vez que evita expressões populares, fazendo as devidas concordâncias verbais e nominais.

- "Os jornais noticiaram o rolo em que os dois se meteram."
INCORRETA - Temos aqui o emprego de uma gíria, ao fazer uso da palavra "rolo" com o significado de "confusão, problema". 

- "Sempre saíamos cedo às segundas." 
INCORRETA - Na linguagem formal, não é adequado suprimir termos ou expressões, como ocorre com "segundas-feiras" no exemplo.

- "A gente aproveitava e conversava na porta da escola."
INCORRETA - Deve-se evitar, na linguagem formal, expressões como "a gente", que é informal. Para que a frase fique adequada, devemos substituir a expressão "a gente" por "nós". assim, a frase ficaria "Nós aproveitávamos e conversávamos na porta da escola".

Espero ter ajudado ;)
Respondido por avanticarro
1

Resposta:

É necessário que todos se empenhem na solução do problema.

Explicação:

Conforme a prescrição da gramática normativa para o uso da norma culta da língua, não se deve começar sentença com pronome (Me contaram) e não devemos utilizar MIM como sujeito: a estrutura correta seria "Ele disse pra eu contar [...]". Usar A GENTE é considerado informal, assim como a estrutura 'ROLO' nos remete ao uso de uma gíria e, portanto, de informalidade.

Perguntas interessantes