Informática, perguntado por Usuário anônimo, 9 meses atrás

A governança de TI precisa se assegurar de que as ferramentas tecnológicas de uma companhia estejam dispostas e implantadas. Desse modo, podem sempre atuar dentro dos parâmetros previstos pelas principais áreas, que detalhamos no tópico acima. É por meio dela que processos contábeis, práticas de segurança dedados, acesso de funcionários e terceirizados podem ser controlados e editados conforme demanda. Se a governança corporativa é definida por uma palavra — “transparência” — então, podemos dizer que a área de TI aplica o conceito de governança sob o mantra “integração”.


Sabemos que existe uma diferença entre a Governança Corporativa e a Governança de TI, porém este segundo termo, por vezes é confundido como sendo a gestão da TI. Embora possam estar relacionados, certamente que existe uma diferença entre eles também. A partir dos conhecimentos adquiridos, explique a diferença entre Governança de TI e Gestão em TI. Importante: não há problemas em pesquisar sobre o assunto, porém o texto apresentado deve ser feito deforma original, ou seja, explique a diferença entre os dois conceitos com suas próprias palavras. Sua resposta deverá ser escrita no campo destinado na própria atividade.

Soluções para a tarefa

Respondido por caroolinecorrea
0

A Governança de TI e Gestão em TI são conceitos muito presentes na atualidade e embora possam estar relacionados, certamente que existe uma diferença entre eles;

A governança de TI é um conjunto de procedimentos que alinha os recursos tecnológicos, tais como softwares e sistemas aos objetivos da empresa.

Já a gestão em TI se preocupa em gerar valor para o negócio através do uso da tecnologia. A atuação da gestão de TI abrange:

  • o desempenho de serviços;
  • a promoção da transformação digital;
  • a satisfação dos usuários

Também é atribuição do profissional da gestão de TI identificar disfunções no sistema , acompanhar a gestão do banco de dados e resolver problemas identificados;  

Perguntas interessantes