A Globalização que é o constante movimento do mundo capitalista que gira em torno do lucro, do dinheiro e da tecnologia, é a responsável por termos tantas exclusoes SOCiais, ja que o mundo visa mais o dinheiro do que o proprio ser humano. A marginalização, fome, miséria, tudo isso é um quadro do nosso mundo atual, no qual vemos diversos tipos de exclusão social que acontecem deliberadamente pelo mundo todo, e a grande responsavel por isso éa chamada Globalização. A tecnologia cria grandes bolhas e aldeias globais de desiguales. Quem esta enquadrado nos requisitos das bolhas e Aldeias permanecem e quem não esta passam a ser os excluídos. Isso, Ocorre nas cidades, paises, continentes, enfim, o mundo como um todo. Legiðes de imigrantes e refugiados morrem ou penam nas fronteiras dos principais países da Europa e Estados unidos em busca de oportunidades que se traduzem pela ilusão de que estes lugares não possuem pobreza.
Qual a relação entre SOCIEDADE x NOVAS TECNOLOGIAS x FRONTEIRAS?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As novas tecnologias trouxeram a ideia de que as fronteiras são inexistentes, afinal, estamos próximos a tudo com a distância de apenas um click: a internet (atualmente um dos grandes símbolos da globalização) encurtou a distância de forma nunca antes vista. Para além das fronteiras físicas, as tecnologias também são responsáveis por borrar as fronteiras ideológicas e culturais, tanto por meio da difusão de informação, quanto por meio das redes sociais que permitem com que pessoas de diferentes localidades convivam.
Por outro lado, as novas tecnologias também ajudam a reforçar as fronteiras culturais e ideológicas, especialmente por meio das tão famosas fake news, ou seja, as notícias falsas que faz com que visões xenofóbicas sejam disseminadas.
Isso ficou bem claro agora durante a pandemia de COVID-19, quando diversas informações (nem todas verdadeiras e/ou positivas) sobre a população chinesa, sua cultura e seus hábitos, foram divulgados via redes sociais, blogs e jornais digitais.
Em termos de fronteiras físicas, as novas tecnologias também são fundamentais no que diz respeito ao olhar vigilante nas fronteiras, elas são amplamente utilizadas para ver quem ultrapassa os limites físicos de determinado país e, dessa forma, proibir (e punir) aqueles que tentam entrar ilegalmente. Além disso, a troca de informações vinda com o desenvolvimento tecnológico, tanto nos meios de comunicação, quanto nos meio de reconhecimento, são capazes de alertar países em tempo real sobre a possibilidade de da entrada de pessoas não desejadas naquele local.