A globalização indica um potencial crescente de comunicação e conexão entre as estruturas econômicas, culturais e políticas dos vários países do mundo. Esse processo, no entanto, manifesta-se de forma assimétrica. O que queremos dizer com isso?
Uma simples alteração de taxa de juros por parte do Banco Central norte-americano (Federal Reserve) traz impactos muito mais sérios e duradouros para as economias brasileira, mexicana, do que estas poderiam trazer para a economia norte-americana. Uma desvalorização da moeda japonesa acarreta transtorno global muita maior do que uma crise social grave na Indonésia. A eleição do primeiro-ministro conservador ou progressista na Inglaterra produz mais efeitos sobre o restante das políticas desempenhadas em outros países do que a morte do ditador da Síria, depois de trinta anos no poder.
Alexandre de Freitas Barbosa, em seu livro O MUNDO GLOBALIZADO: ECONOMIA, SOCIEDADE E POLÍTICA, afirma o acima transcrito referindo-se a uma distinção internacional dos efeitos da globalização entre, respectivamente:
A. Países ricos e países pobres.
B. Países globalizadores e países globalizados.
C. Países integrantes da ONU e não integrantes.
D. Países importadores e países exportadores.
E. Países onde predominam alfabetizados e outros onde prevalecem os analfabetos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
B. Países globalizadores e países globalizados.
Explicação:
Respondido por
3
Letra B: a distinção internacional dos efeitos da globalização ocorre entre os países globalizadores e países globalizados, onde os países globalizados são aqueles considerados desenvolvidos, já os globalizados; países subdesenvolvidos.
Os países globalizadores influenciam nos processos de globalização dos países globalizados. pois suas multinacionais expandem-se para esses países, conquistando novos mercados.
Abraços!
Perguntas interessantes
Física,
8 meses atrás
Filosofia,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás