Geografia, perguntado por larice20192865023643, 7 meses atrás

A globalização favoreceu a rápida contaminação por Corona vírus em todos os países e continentes? Como foi possível isso acontecer, explique os fatores que contribuíram para isso?

Me ajudeem!​

Soluções para a tarefa

Respondido por isis2375
2

Resposta:

O coronavírus e a globalização

Vírus obrigou sociedades a refletir sobre a responsabilidade coletiva e a apreciar cada momento fugaz de vida.O coronavírus é um fenômeno mundial e atua como agente que contamina o conjunto do sistema, e se transmite com muita eficiência e com uma taxa e crescimento exponencial. O que inicialmente foi uma epidemia localizada na região de Wuhan, China, progressivamente se expandiu e se converteu em pandemia de difícil controle para os sistemas nacionais de saúde pública.

O lugar de origem do vírus diz muito sobre a globalização: uma sociedade onde convivem a maior dinâmica econômica do planeta e práticas tradicionais das populações em seu relacionamento com os bosques e espécies silvestres; mercados onde essas espécies são vendidas, situados em cidades com milhões de habitantes e interconectadas com o planeta.

Wuhan, o ponto de origem do vírus, é um alerta sobre a explosão incontrolável de efeitos que resulta de práticas de relacionamento com os bosques primários, e com a caça de animais silvestres que no passado podia ser sustentável, mas hoje, impelida pela urbanização acelerada e pela concorrência exacerbada, gera desastres mundiais.

Explicação:

O sistema hierárquico de autoridade que caracteriza a civilização tradicional chinesa se reordenou em sua forma atual, um regime disciplinador que combina autoridade e mercado em uma lógica de concorrência agressiva com as economias ocidentais, o que catapultou a China ao posto de segunda maior economia do planeta, abaixo dos Estados Unidos, na corrida geopolítica da economia mundial. Mas a lógica do autoritarismo vem sendo eficiente para o crescimento exponencial da economia chinesa e, se esta foi a plataforma ideal para a expansão da pandemia, também o foi na hora de enfrentá-la: grande capacidade de comandar as operações de reclusão e confinamento de vastas áreas geográficas, e de cidades imensas; grande capacidade de resposta, em termos de construção de infraestrutura e da disciplina que esse tipo de operação requer.

Os últimos números quanto a contágios e mortes retratam a China como vencedora da luta contra o coronavírus. Enquanto isso, em seu avanço pelo planeta, outros Estados encontraram sérias dificuldades no combate à epidemia.

Outra resposta que pode usar è:.

O primeiro impacto do novo coronavírus na economia global foi a paralisação das indústrias chinesas. De carros a iPhones, as cadeias de produção mais variadas espalhadas pelo planeta passaram a sofrer um choque inesperado, provocado pelo organismo microscópico que escapou do mercado de animais na cidade chinesa de Wuhan.

Microorganismos não têm passaporte, ignoram fronteiras. Uma vez num país, espalham-se seguindo tão-somente as leis da natureza. O combate à ameaça que representam à humanidade exige ação global, mas não pode prescidir de medidas adotadas localmente. Dessa tensão decorrem dúvidas ainda sem resposta sobre a Covid-19. Para além do choque inicial, qual será o impacto dela na globalização? Que tipo de efeito terá nos movimentos nacionalistas que têm ganhado força no mundo?

Parece evidente que, num primeiro momento, protecionismo e nacionalismo ganharam força. Não há maior prova disso que o presidente Donald Trump fechando as fronteiras americanas a viajantes da União Europeia (UE).

Perguntas interessantes