A globalização encontra-se em um estágio avançado de seu próprio desenvolvimento. Apesar das visões contrastantes sobre o seu legado e do aumento significativo da produção total de bens e serviços, não é possível afirmar que esse aumento promoveu melhorias qualitativas na vida das populações envolvidas nesse processo.
Nesse contexto, leia e analise as afirmações abaixo:
I – A globalização não ocorre da mesma maneira entre nações, países e culturas distintas. Pelo contrário, o processo que temos vivenciado ultimamente pauta-se muito mais pela exportação de um modo de relacionar-se com o mundo – notadamente, o modo de vida característico das sociedades ocidentais.
II – A globalização apresenta-se como um fenômeno de mão dupla, em que culturas e sociedades influenciam-se e deixam-se influenciar livremente. Ela parece ser a grande responsável por desmantelar os modos de vida tradicionais de várias partes do mundo em crescimento.
III – As nações mais ricas são as principais beneficiárias do fenômeno da globalização, pois, ao tratarem de expandir seus modos de vida, expandem também os mercados consumidores de suas principais empresas.
Assinale a alternativa que indica quais das afirmações apresentadas estão corretas:
a.
As afirmações I, II e III estão corretas.
b.
Apenas a afirmação II está correta.
c.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
d.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
e.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
I é verdadeira. A globalização é, sobretudo, uma globalização dos processos de produção econômica e consumo, com um viés de hegemonia cultural ocidental.
II é verdadeira, uma vez que, ao se aproximar, tanto se influencia o outro como se é influenciado por ele, de modo que, quanto mais globalizado for o mundo, mais distantes das práticas tradicionais as pessoas acabam se tornando.
III é verdadeira, de modo que, não por acaso, foram elas que propuseram e efetivaram a globalização.
É correta a alternativa A.
Resposta:
Letra E
Explicação:
A globalização não ocorre da mesma maneira entre nações, países e culturas distintas. Pelo contrário, o processo que temos vivenciado ultimamente pauta-se muito mais pela exportação de um modo de relacionar-se com o mundo – notadamente, o modo de vida característico das sociedades ocidentais.
As nações mais ricas são as principais beneficiárias do fenômeno da globalização, pois, ao tratarem de expandir seus modos de vida, expandem também os mercados consumidores de suas principais empresas.