A globalização é o estágio supremo da internacionalização.O processo de intercâmbio entre países, que marcouo desenvolvimento do capitalismo desde o períodomercantil dos séculos 17 e 18, expande-se com aindustrialização, ganha novas bases com a grandeindústria nos fins do século 19 e, agora, adquire maisintensidade, mais amplitude e novas feições. O mundointeiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica,comercial, financeira e cultural. A produção e a informaçãoglobalizadas permitem a emergência de lucro em escalamundial, buscado pelas firmas globais, que constituem overdadeiro motor da atividade econômica.No estágio atual do processo de globalização, pautado naintegração dos mercados e na competitividade em escalamundial, as crises econômicas deixaram de ser problemaslocais e passaram a afligir praticamente todo o mundo.A crise recente, iniciada em 2008, é um dos exemplos maissignificativos da conexão e interligação entre os países,suas economias, políticas e cidadãos.Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserçõese a relação proposta entre elas.I. O processo de desregulação dos mercados financeirosnorte-americano e europeu levou à formação de umabolha de empréstimos especulativos e imobiliários,a qual, ao estourar em 2008, acarretou um efeitodominó de quebras nos mercados.PORQUEII. As políticas neoliberais marcam o enfraquecimentoe a dissolução do poder dos Estados nacionais,bem como asseguram poder aos aglomeradosfinanceiros que não atuam nos limites geográficosdos países de origem.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a IIé uma justificativa da I.B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a IInão é uma justificativa da I.C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é umaproposição falsa.D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é umaproposição verdadeira.E As asserções I e II são proposições falsas.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Ambas estão corretas.
O estado neoliberal possui uma política voltada para o enfrentamento da pobreza prioritariamente emergencial, ou seja, focalizada e reduzida à assistência.
A desconstrução do Estado de Bem Estar Social mostra a incompatibilidade entre a dinâmica capitalista e a supressão da pobreza e da desigualdade.
Essa desconstrução indica que o capitalismo contemporâneo se mostra cada vez menos capaz de viabilizar reformas de ampliação de direitos sociais.
Perguntas interessantes