A globalização aumentou as desigualdades internacionais? Como?
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Um europeu ou norte-americano médio é 35 vezes mais rico que seu equivalente etíope. Em 1950, a diferença de renda era menor que 16 vezes, afirmou a pesquisa. Um cidadão médio americano tem uma renda 27 vezes maior que a do nepalês médio. Em 1950, a diferença era de 19 vezes, de acordo com o relatório elaborado pelo Departamento de Questões Econômicas e Sociais da ONU.
"A maioria dos países mais pobres do mundo está ficando para trás, em níveis semelhantes ou piores", disse o documento. "O principal motivo é que, no mundo industrializado, o nível de renda veio crescendo continuamente nas últimas cinco décadas, mas não conseguiu fazer a mesma coisa em muitos países em desenvolvimento".
Embora alguns países, como China e Índia, escapem da tendência, o aumento na distância entre ricos e pobres contradiz a idéia propalada pela grande mídia de que a diferença de renda se reduziria com a maior integração da economia mundial, afirmou a pesquisa.
"O crescimento da desigualdade global é em parte explicado pelo processo de globalização ... por imperfeições que caracterizam os mercados globais e que são combatidas de forma inadequada por políticas e regulamentações.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás