"A globalização atinge ao mundo todo, mas não a todos lugares." Milton Santos?
Descorra,um texto de no máximo 20 linhas,sobre essa frase.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Milton Santos tratou da globalização. Ele abordou seus aspectos econômicos, analisando o papel das empresas na internacionalização do capital, mas também os fluxos financeiros e suas implicações na cultura local. O geógrafo brasileiro teorizou e criticou sobre estes aspectos do mundo contemporâneo, propondo, ao final de sua vida, uma globalização solidária, baseada em outros valores que a da hegemônica. Estas idéias são tratadas em um diálogo com autores que também estudaram a globalização e suas conseqüências.
A globalização é um fenômeno que não atinge ou chega a todos os lugares porque somente os países que mais se destacam e exercem maior influência terão mais importância e participação nesse processo de integração, enquanto os países de menor projeção e poder ficarão a margem da situação e por isso serão tratados de maneira diferente no panoroma mundial, muitas vezes tendo até que lidar com maiores problemas econômicos.
Explicação: Nesse contexto, a globalização atinge ao mundo todo porque com certeza provocará consequencias negativas ou positivas em todos os lugares, mesmo que nem todos os países participem com expressividade dessa globalização.
A frase do geógrafo Milton Santos sobre o tema da globalização discorre sobre como esse processo se construiu de maneira desigual.
Para isso, é importante compreender a relação entre globalização e desigualdade, e a obra de Milton Santos nesse aspecto.
Milton Santos, globalização e desigualdade
O geógrafo Milton Santos destaca o componente da desigualdade no processo de globalização para destacar os diferentes impactos que a revolução tecnológica informacional teve nos distintos países.
Nas nações localizadas no sul global, o impacto foi de um menor acesso a essas tecnologias, diferente do que ocorre no norte global.
Além disso, para Milton Santos, a globalização se estruturou de forma que o norte global necessita do empobrecimento do sul global, defendendo uma nova forma de globalização.
Para mais sobre Milton Santos, leia: https://brainly.com.br/tarefa/49041098
#SPJ2