A globalização apresenta uma tendência de homogeneização do mercado de produção cultural e intelectual em todo o mundo. A origem disso está nas mudanças estruturais pelas quais a humanidade vem passando nas últimas décadas. Em especial, no que tange à criação e popularização de novas tecnologias, a disseminação de padrões culturais oriundos de uma determinada região do globo é favorecida, isto é, Europa e Estados Unidos, onde o capitalismo é mais desenvolvido. Essa coincidência ocorre porque o capitalismo se tornou o modo de produção hegemônico, sendo responsável também pela produção e distribuição da maior parte dos bens culturais consumidos. Logo, os bens produzidos no centro do capitalismo passam a ser consumidos não somente nessa região, mas em nível mundial. É inegável o impacto que esse processo tem sobre as identidades culturais regionais, que tendem a se homogeneizar em seus gostos e preferências de consumo.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Com a vitória do Eua na guerra fria eles acabaram por se tornar protagonistas
no cenário mundial ditando a forma de padrões e costumes empregando o ( estilo de vida americano )
Resposta:
Explicação:
RESPOSTA PADRÃO:
Em primeiro lugar, realizar uma síntese da questão, afirmando que, por viver em um país da periferia do capitalismo, além de consumir em certa medida os próprios produtos culturais (nossa música, nossos programas de TV, etc.), o sujeito é exposto diariamente a bens culturais produzidos nos Estados Unidos, país líder do Ocidente capitalista.
Em seguida, pedir aos alunos exemplos sobre bens culturais produzidos no Brasil e no exterior. Quais as semelhanças? Quais as diferenças? Quais estão mais presentes no cotidiano? Por quê? Enfim, questionar para construir um debate em torno do consumo de bens culturais. Estes vão desde bandas de rock a filmes com atores famosos.
Porém, no estágio atual da globalização e da hegemonia cultural dos Estados Unidos, a Internet assume um papel cada vez maior na questão das identidades culturais, tornando brasileiros, indianos e japoneses cada vez mais conectados e, por isso mesmo, mais parecidos em seus gostos e consumos de produtos da cultura de massas.
Nos últimos anos, porém, com o surgimento dos serviços de streaming por assinatura, esse processo sofreu um recrudescimento. O usuário pode assinar um desses serviços em qualquer lugar do globo, tendo acesso aos mesmos filmes e, especialmente, séries – um dos maiores produtos culturais consumidos em todo o mundo – que o público do país mais distante acessa.
Portanto, simultaneamente, pessoas nos pontos mais distantes do mundo estão acompanhando as mesmas séries, assistindo aos mesmos filmes e reality shows, em uma espécie de padronização cultural jamais vista. Evidentemente, o impacto disso sobre a identidade cultural é considerável, já que o mundo todo se torna cada vez mais parecido em suas preferências e tendências. Assim, os alunos podem compreender que o mesmo seriado ou filme que assistem em seu celular está sendo visto naquele momento por pessoas de todo o mundo, aproximando e mesclando identidades culturais diversas.
Portanto, o exemplo cotidiano principal para ilustrar a questão se trata do streaming e até mesmo de outros serviços gratuitos de vídeo utilizados por quase todos os jovens brasileiros e do mundo.
Para finalizar, a turma pode ser disposta em um círculo, onde o principal tema a ser debatido será o consumo de vídeos pelos jovens. O professor atua como um mediador, buscando conduzir a discussão para a análise dos diferentes estilos de produções audiovisuais assistidas pelos alunos, diferenciando-as por gênero, país de origem, popularidade e conexões com a vida e a identidade dos jovens.