A glicólise gera energia sob a forma de ATP. A enzima fosfofrutocinase (PFK) faz parte da glicólise e catalisa a reação de formação de frutose 1-6-bifosfato a partir da frutose-6-fosfato. Essa reação é uma etapa importante da glicólise, pois pode ser regulada por diferentes metabólitos. Por exemplo: a atividade da PFK é inibida por ATP e é ativada por ADP e AMP (ambos produtos da degradação do ATP). Sabendo que o ATP é produzido ao longo da glicólise, explique de que modo a inibição da PFK pelo ATP e sua ativação pelo ADP e AMP tornam mais eficiente o uso de energia pelas células.
Soluções para a tarefa
Respondido por
60
O excesso de ATP inibe a glicólise, isso faz com que a produção de mais ATP se torne desnecessária. Já quando há um consumo de ATP, os seus produtos de degradação levam à reativação da glicólise, restabelecendo os níveis de ATP.
Respondido por
22
Resposta:
Plurall
Explicação:
O excesso de ATP inibe a enzima e bloqueia a glicólise, impedindo o acúmulo desnecessário de mais ATP. Quando ocorre o consumo de ATP, os produtos da sua degradação (ADP e AMP) estimulam a glicólise, reativando a produção de ATP.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Física,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás