A glicólise é a via do metabolismo por meio da qual as células convertem moléculas de glicose em piruvato e aproveitam a energia liberada pelas reações enzimáticas para a produção de ATP. Células tumorais apresentam alterações metabólicas decorrentes da diminuição da quantidade de mitocôndrias. Considerando a alteração descrita, compare o consumo de glicose de células tumorais e de células normais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sabemos desde 1923 que células tumorais usam muito mais glicose do que células normais. Como esse processo ocorre e como pode ser interrompido de modo a tentar controlar o crescimento dos tumores.
Durante o crescimento de células normais ou cancerosas ocorre um processo no nível celular que envolve tanto a glicose (açúcar) como a glutamina (aminoácido). Esses dois são essenciais para o crescimento celular e acreditava-se que funcionassem de modo independente.
Glicose e glutamina são interdependentes. Os pesquisadores descobriram tal relação ao observar que, ao restringir a disponibilidade de glutamina, a utilização de glicose também era interrompida. Em resumo, se não temos glutamina a célula entra em uma espécie de curto-circuito por causa da falta de glicose. Isso, por sua vez, suspende o crescimento das células tumorais.