A Ginástica Artística se caracteriza por apresentar a execução de gestos biomecânicos de alta complexidade combinados à arte e à beleza de realização desses gestos. Com base na evolução da modalidade, observou-se que houve uma elevação no grau de dificuldade dos movimentos e exercícios realizados, o que levou a um aumento no risco de lesões pelos seus praticantes. Estudos apontam que, nesta modalidade, as lesões mais comuns estão presentes nos exercícios de solo, em virtude do alto impacto dos movimentos realizados nos diferentes segmentos corporais e que, de um modo geral, as lesões estão distribuídas, principalmente, nos tornozelos, nos ombros, na coluna lombar e nos joelhos.
Com base nessas observações, um treinador, para ter o controle, realizar a prevenção, a reabilitação e a manutenção da saúde do seu atleta, garantindo seu desempenho esportivo e continuidade do treinamento, deve realizar uma observação minuciosa dos aspectos relacionados ao treinamento. A complexidade da intervenção do treinador na Ginástica Artística é grande, devido ao caráter técnico dos movimentos específicos, às alterações constantes das demandas por performance e, também, ao aumento da complexidade dos treinamentos envolvendo elevado risco de lesão.
Quais aspectos, então, devem ser observados pelo treinador para o bom desempenho da sua equipe?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Treinar bastante antes da qualquer tipo de apresentação que for nunca colocar força em um músculo frágil demais e nunca coloca pressão em si mesmo
Explicação:
olha eu sou ``ginasta´´ e sempre faço tudo isso acima
Perguntas interessantes