A Giardíase é uma zoonose presente em cães e gatos causada por um protozoário de distribuição cosmopolita. O agente causador dessa enfermidade habita o intestino delgado e pode produzir um sinal clínico caracterizado por uma diarreia com presença de gorduras nas fezes que pode persistir no animal durante semanas. Isso é causado pela presença de formas trofozoítas que impedem a absorção de nutrientes pelas microvilosidades. Sobre a enfermidade e o parasita descritos acima, é correto afirmar que: Escolha uma: a. Apresenta duas formas evolutivas: oocistos e trofozoítos. B. Apresenta um ciclo heteróxeno. C. Apresenta três formas evolutivas: cistos, taquizoítos e trofozoítos. D. Apresenta um ciclo monóxeno. E. Apresenta duas formas evolutivas: trofozoítos e bradizoítos
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Sobre a giardíase é correto afirmar que apresenta um ciclo monóxeno. Opção D está correta.
O que é ciclo monóxeno?
O ciclo de vida direto ou monóxeno utilizam apenas um hospedeiro, como por exemplo o parasita da giárdia. A Giárdia parasita o intestino delgado dos mamíferos causando uma doença diarreica conhecida como giardíase. Ela atinge cães, humanos e vários outros animais.
Essa doença é considerada uma zoonose pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e seu contágio ocorre quando há a ingestão de água ou alimentos contaminados pelos cistos do protozoário. Por isso para prevenir a infecção é preciso dar atenção a higiene, filtração da água e saneamento básico.
Aprenda mais sobre giárdia aqui: https://brainly.com.br/tarefa/50957882
#SPJ4
Perguntas interessantes
Português,
4 meses atrás
Química,
4 meses atrás
Informática,
4 meses atrás
Ed. Física,
4 meses atrás
Administração,
4 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás