A GESTÃO PÚBLICA E SEU RELACIONAMENTO COM O SETOR PRIVADO PARA PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE
Encontros entre representantes do comércio e indústria com gestores públicos são frequentes, em busca de corresponder demandas na sustentabilidade econômica de seus negócios. Além disso, é papel dos gestores públicos garantirem fontes de trabalho e renda para seus cidadãos, que também demandam por sustentabilidade financeira. Todavia, há meios de garantir os interesses de ambos os cenários apresentados com bases e regramentos, sejam eles através da força da lei, seja com base em incentivos de diversas naturezas, como o exemplo do abatimento de impostos. Mesmo assim, muitas empresas são negligentes e acabam se envolvendo em acidentes ambientais, gerando mais prejuízo que lucro no final das contas.
RIOTRON. [Sem título]. 2018. Gravura. Disponivel em: . Acesso em: 19 mai. 2021.
Diante deste contexto, argumente sobre a importância da gestão pública em incentivar e fiscalizar as empresas privadas, buscando assim garantir a sustentabilidade. (sua resposta deve ter de 8 a 15 linhas). Considere três pontos:
1. Evitar desastres ambientais;
2. Princípios norteadores da declaração da indústria para o desenvolvimento sustentável;
3. Papel do gestor público promover um maior engajamento de empresas privadas e população quanto ao desenvolvimento sustentável pensando nas gerações futuras.
Soluções para a tarefa
1 - A função do indivíduo em sociedade, é atuar através de seus direitos e deveres, exercendo assim sua cidadania.
Deste modo, uma sociedade bem organizada, corresponde aos benefícios do cidadão, bem como suas obrigações, desde o voto, até as críticas do governo, respeitando o espaço comum entre os quais ele habita, e, respeitando os valores éticos e morais, durante e após sua fase de formação educacional.
2 - Os processos de atividades para a população, devem partir de estratégias que unam mais de um setor, como por exemplo, saúde e serviço social, ou atendimento psicológico e assistência ás famílias de uma comunidade.
3 - Por fim, para que as práticas possam evidenciar mais de um campo setorial e ainda sim ser realizada com eficácia, é crucial que os gestores cuidem de cada campo direcionando as atividades para seus respectivos profissionais, analisando e mensurando as avaliações com periodicidade.