A gestão por indicadores ganhou grande visibilidade nas discussões acerca da administração, afinal percebeu-se que a otimização da eficiência só pode ser desenvolvida se tivermos formas de mensurar os resultados da organização de forma ampla. Considerando o papel dos indicadores de desempenho no e-commerce, avalie as seguintes afirmações e a relação entre elas: I) No contexto do e-commerce, os indicadores de desempenho revelam as características do desempenho interno da empresa em seus processos, mas sua principal limitação é que não contribuem para a compreensão de como o consumidor age na interação com a empresa. PORQUE II) Os indicadores escolhidos para compor os indicadores-chave de desempenho (KPIs) devem ter uma relação clara com os objetivos estratégicos da gestão. Enunciado Marque a alternativa correta A As assertivas I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. B As assertivas I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. C A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. D A assertiva I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira E Nenhuma das assertivas é verdadeira.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A)
Não tenho certeza ok k
Resposta:
Letra D.
Explicação:
O que são indicadores para e-commerce e quais suas vantagens?
Tudo o que acontece em um determinado site é iniciado por cliques. Eles indicam a visita de usuários, definem compras, efetuam cadastros e percorrem, horas a fio, as mais variadas páginas. A base do sucesso para iniciativas digitais está justamente em saber monitorá-los e identificar o quanto cada clique gera de retorno para empresa.
Para mensurar os resultados de uma operação, entram em cena os indicadores de desempenho, também conhecidos como KPI (Key Performance Indicator) — em português, indicador-chave de performance. Portanto, são ferramentas de gestão que subsidiam as decisões de negócio com mais precisão.
A seguir, confira algumas vantagens associadas ao monitoramento constante de KPIs.
Contribui com a redução dos custos
Vários indicadores de desempenho são capazes de revelar baixos índices de produtividade da operação, apontando necessidades de melhoria em processos e retreinamento da equipe. Consequentemente, os custos fixos podem ser reduzidos ou diluídos pelo aumento das vendas, tornando os preços mais competitivos e ajudando a aumentar os lucros da empresa.
Viabiliza a correção de rotas em tempo hábil
Uma mudança na loja virtual ou uma ação específica de marketing e vendas na web deve ter sua eficiência medida imediatamente. Essa vantagem proporciona uma margem de teste de formatos, conteúdos e abordagens, fundamental em um ambiente tão imprevisível e instável como a web: afinal, nunca podemos prever com exatidão o que vai fazer sucesso e viralizar.
Direciona a otimização investimentos
O retorno de cada novo investimento em divulgação ou expansão do negócio é facilmente identificado, permitindo a otimização e a movimentação gradual das verbas.
Facilita a identificação de tendências e formulação de projeções
Ao analisar certos KPIs em um período pré-determinado, é possível identificar possíveis tendências de aumento e queda nas vendas, ajudando na formulação de projeções mais realistas e compatíveis com a capacidade de investimento em marketing.
Ajuda a traçar o perfil dos consumidores com mais precisão
Um dos principais papéis da internet é justamente potencializar o banco de conhecimento de uma empresa sobre seus clientes. Ao servir esse público, cada vez mais exigente, o gestor de e-commerce tem a obrigação de detectar melhores formas de prestação de serviço e novas demandas.
Para isso, todo um conjunto de fatores deve estar alinhado: comunicação, processos, navegabilidade do site, logística, atendimento, entre outros. Cada fator tem um conjunto de KPIs associados, que, por vezes, requer o cruzamento de dados entre varejo digital e físico para facilitar o reconhecimento de oportunidades.