A gestão escolar é uma das principais ferramentas para uma boa condução das rotinas escolares. A incumbência dos articuladores políticos do sistema educacional, como o ministro da educação, os secretários municipais e estaduais, é garantir as verbas necessárias. Porém, as responsabilidades sobre as decisões do sistema não se restringem a estas autoridades. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação afirma que a gestão deve ser participativa. Assim compreendendo, analise as sentenças a seguir:
I- Os profissionais da educação devem participar da elaboração do Projeto Pedagógico da escola.
II- A comunidade escolar e local deve participar dos conselhos escolares.
Soluções para a tarefa
Faltam estas duas afirmativas:
III -As comunidades religiosas, representadas pelos seus sacerdotes ( pastores, padres, rabinos, babalorixás), devem participar dos conselhos educacionais das escolas públicas.
IV - As comunidades esportivas/culturais devem participar dos conselhos educacionais, representadas pelos seus respectivos presidentes de clubes.
As duas primeiras são verdadeiras, pois todos os profissionais da educação devem ajudar a construir o Projeto Pedagógico da Escola, de modo a contemplar a maior gama de interpretações e opiniões, assim como os pais dos alunos devem participar dos conselhos escolares.
As afirmações III e IV são falsas, pois os líderes religiosos não devem participar dos conselhos educacionais (que se restringem aos diretores, pais e professores), assim como não devem participar presidentes de clubes esportivos, salvo caso de relação direta destes líderes religiosos/presidentes de clube com algum aluno (se forem pais, por exemplo)
Resposta: I e II
Explicação: I - Os profissionais da educação devem participar da elaboração do projeto pedagógico da escola.
II - A comunidade escolar local deve participar dos conselhos escolares.