A gestão do currículo e da aprendizagem na escola é complexa e desafia os gestores escolares na atualidade. Analise as alternativas e marque aquela que apresenta uma correta relação entre o Projeto Político Pedagógico (PPP) e a gestão do currículo escolar.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O presente trabalho apresenta um breve estudo a cerca dos princípios que norteiam a gestão escolar quando esta se caracteriza como democrática, bem como sua integração com a comunidade tendo em vista alguns aspectos escolares e extra-escolares. É uma abordagem crítico-reflexiva que visa incentivar e proporcionar suporte às discussões sobre o tema. A gestão escolar não deve ser enxergada somente como um conjunto de práticas burocráticas voltadas à escola, mas sim, precisa ser vista como um viés de promoção do fazer democrático e da cidadania. A escola não pode e não deve fechar-se em seus muros, deixando de considerar toda a realidade que a norteia e que exerce influência constante no processo de ensino aprendizagem. A sociedade vem se transformando em rítmo cada vez mais acelerado, logo as instituições de educação não podem manter-se distantes do meio social que exige uma proximidade pertinente se o êxito da educação for o objetivo a ser alcançado. Atualmente não há como a escola subsistir sozinha no que diz respeito às suas atribuições, se considerarmos tanto fatores externos que existem à sua volta. Portanto nota-se que é imprescindível que a comunidade local esteja em sintonia com o ambiente escolar para garantir a melhoria educacional e isso pode ser promovido mais facilmente quando a escola possui uma gestão democrática.
Explicação:
Palavras-chave: Gestão. Escola. Comunidade.
*RESPOSTA*
Letra C.
O Projeto Político Pedagógico pode ser visto como o espaço democrático por meio do qual se discutem os aspectos curriculares importantes para a comunidade escolar.
*EXPLICAÇÃO*
Para que exista uma gestão do currículo e da aprendizagem na escola, são necessários canais onde a comunidade escolar possa refletir sobre o tipo de educação que se almeja, bem como qual o cidadão a escola pretende formar através de suas práticas pedagógicas. Um espaço democrático e muito rico para que estas deliberações se realizem envolvendo os gestores escolares, professores, funcionários da escola, estudantes, pais e demais membros da comunidade do entorno da escola são as plenárias de construção ou revalidação do projeto político pedagógico das instituições de ensino, que, quando realizadas, legitimam o mesmo e consolidam a eficiência da gestão da escola.