A gestão do armazém da empresa impacta no atendimento ao cliente. Por isso, o sistema da empresa precisa corresponder à realidade da carga física. Todo movimento da carga deve ser registrado para reduzir a margem de erro de informações. Para isso, é preciso ter processos bem definidos. Mas, infelizmente, muitas empresas ainda não se informatizaram e não se importam em definir procedimentos para os colaboradores.
Você, consultor, atua especificamente em centros de distribuição. Seu novo cliente é uma empresa que está em expansão e que lhe contratou para resolver os problemas do armazém. Chegando lá, o gestor da empresa lhe apresenta o seguinte panorama:
Descrição da imagem não disponível
Diante desse cenário, responda:
1.Quais são as possíveis razões para o atraso dos pedidos? O que você propõe como solução?
2.Considerando os produtos que a empresa trabalha, qual método de valorização de estoque você recomenda e por quê?
3. Qual benefício terá essa empresa se implantar o cross-docking? Qual nível de cross-docking é o mais adequado nesse cenário?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os atrasos acontecem por diversas razões: desorganização, lançamento de informações erradas no sistema, falta de processo definido para que tudo seja registrado no sistema. A solução é implantar o WMS e adotar o procedimento de registrar as informações de forma correta.
2. Produtos tecnológicos ficam obsoletos rapidamente e, por isso, o método recomendado é o PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai). Nesse método, os primeiros produtos a entrar são os primeiros a sair do estoque, ou seja, o produto mais antigo sai primeiro.
3. O maior benefício da empresa em implantar o cross-docking é agilizar os processos para atender o cliente o mais rápido possível. Nesse caso, o cross-docking de nível 1 é o mais apropriado, pois o cliente não exige nenhuma preparação da mercadoria, basta receber e encaminhar para a expedição.