Ed. Técnica, perguntado por Lucianehm, 2 meses atrás

A gestão de projetos é uma atividade muito importante para que os objetivos sejam alcançados eficazmente. Nesse sentido, será que é possível desenvolver um projeto sem o auxílio de uma metodologia?

Existem, atualmente, várias metodologias para que se obtenha êxito no desenvolvimento de um projeto. São essas metodologias que asseguram uma gestão de todas as fases ou etapas em que o projeto vai sendo desenvolvido. Sem essas metodologias há uma grande probabilidade de que o projeto não alcance seus objetivos iniciais, além de desperdiçar tempo e dinheiro.

Ao longo da vida, nós desenvolvemos vários projetos, uns concluídos com sucesso, outros nem tanto e alguns outros abandonamos no meio do caminho. Ora projetamos a compra de um carro, a construção ou compra de uma casa, o dia do casamento, entre tantos outros. Para que você visualize de forma mais clara o desenvolvimento de um projeto, sugiro que você pense em algo que planejou e faça uma lista das etapas/fases e atividades mais importantes para a conclusão do mesmo. Nesse caso, a sugestão é que seja feito para um projeto que você alcançou seu objetivo satisfatoriamente e um projeto que você tenha abandonado no meio do caminho. No projeto abandonado, identifique as causas que te levou a abandonar o projeto.

Partindo do meu exemplo, eu, Professor Juliano, em muitos momentos abandonei projetos que julgava ser muito importantes para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. No entanto, fazendo uma análise rápida, me faltava recursos para levar adiante, coragem para desafiar o futuro. Em outros projetos, eu consegui levar adiante e alcancei os meus objetivos. Hoje, por exemplo, ao escrever esta reflexão, me lembro de ter tomado uma decisão em minha vida e planejar o meu futuro e o da minha família. Deu certo! Consegui fazer em nove anos, o que não fiz na vida e sem nenhuma pretensão de ser maior ou menor, hoje, faço o que amo fazer, olho para trás e vejo que o que havia planejado, lá no ano de 2006, está dando os frutos daquele projeto.

É importante ressaltar que os projetos, em sua grande maioria, sofrem alterações no meio do caminho, alterações necessárias para que o objetivo seja alcançado. Portanto, não se preocupe se o seu projeto ou o aquele projeto no qual você é o gestor ou parte integrante tem dificuldades para ser desenvolvido, faça o seu melhor utilizando o máximo de seus conhecimentos e recursos disponíveis. Também não tenha medo de abandonar aquele projeto que não tem a menor chance de obter sucesso, se possível, repense e reformule, caso contrário, desista e invista o tempo e recursos para desenvolver algo que irá trazer benefícios para você e para a organização.

Fonte: Juliano Bertolotti Moura.

O desenvolvimento de um projeto depende não só de recursos, mas de metodologias e técnicas para que se alcance o objetivo proposto com maior eficiência. Neste sentido, é importante destacar que normas, tais como: ISO e ABNT, o Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK), ou em português, conhecido como o Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, são referências que orientam e estabelecem alguns requisitos necessários para que o projeto seja desenvolvido com o máximo de clareza e assertividade.

Em seu livro texto, existe um universo de informações para o desenvolvimento de projetos. Dentre eles está o Gerenciamento dos Riscos, imprescindível para avaliar o sucesso ou insucesso, tanto das etapas de desenvolvimento ou do projeto como um todo. O fato é que sem um gerenciamento de riscos não há como avaliar as incertezas que, porventura, ocorram ao longo do seu desenvolvimento, podendo causar tanto um efeito positivo quanto negativo. Ou seja, é necessário que haja um controle dos riscos presentes no desenvolvimento de qualquer projeto que se inicia.

De acordo com o texto acima e com o conteúdo apresentado em seu livro, atente-se e responda os comandos abaixo.

1) CITE quais são as etapas a serem desenvolvidas no planejamento do gerenciamento de riscos do projeto.

Soluções para a tarefa

Respondido por mariliahortencia8
2

Em relação ao planejamento do gerenciamento de riscos do projeto é preciso seguir adequadamente, passo a passo as algumas etapas.

Etapas

  1. Identificar o tipo de risco: nesse momento todos da equipe buscam identificar os possíveis riscos que podem afetar o projeto;
  2. Analise o risco afim de conhecer suas proporções;
  3. Avaliar e classificar o risco em diferentes niveis que vão desde leve a grave;
  4. Tratar o risco;
  5. Monitorar de perto e analisar frequentemente o risco.

Gerenciamento de riscos

É uma etapa importante do planejamento de um projeto, pois através desse gerenciamento é mais fácil ter sucesso e atingir os objetivos do projeto e até mesmo eliminar alguns riscos.

Entenda mais sobre gerenciamento de riscos em: https://brainly.com.br/tarefa/5524507

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes