A gestão de custos hospitalares é um desafio para o gestor de uma instituição. Fatores como crise financeira e taxa de desemprego têm reduzido o número de convênios e as organizações precisam se reinventar para expandir os negócios e a competitividade no mercado. Assinale a alternativa correspondente a gestão de custos hospitalares. Escolha uma: a. Entre as estratégias de administração e controle de custos da organização, está a dispensa de orçamento hospitalar. b. A probabilidade de um paciente ser internado em um hospital diminui com a disponibilidade de leitos e unidades de atenção básica e aumenta com a distância entre o município onde vive o paciente e o local onde o serviço está disponível. c. Um dos principais fatores que se refletem nos altos custos das instituições é a complexidade dos serviços, que envolve um grande número de profissionais voltados à atividade-fim, que se reflete diretamente nos custos hospitalares. d. A gestão hospitalar baseia-se em custos variáveis, uma vez que os procedimentos, atendimentos e internações são sempre variáveis. e. O sistema de saúde tradicional incentiva os médicos e pacientes a pensar sobre custos; por isso, os médicos não podem prescrever qualquer procedimento sem levar em conta o custo do tratamento.
Soluções para a tarefa
76 está é a resposta espero te achudado estude
Resposta:
C - Um dos principais fatores que se refletem nos altos custos das instituições é a complexidade dos serviços, que envolve um grande número de profissionais voltados à atividade-fim, que se reflete diretamente nos custos hospitalares.
Explicação:
As instituições que prestam serviços de saúde são organizações complexas e os gestores enfrentam diversos desafios. Um dos principais fatores que se refletem nos altos custos das instituições é a complexidade dos serviços, que envolve um grande número de profissionais voltados à atividade-fim, que se reflete diretamente nos altos custos hospitalares.
Na atenção básica, há os atendimentos de primeiro contato, atenção primária e ambulatorial, que têm como meta resolver 80% dos problemas de saúde nessa área de assistência, o que diminui a necessidade de internação hospitalar. Os hospitais, por sua vez, necessitam de estratégias de administração e controle de custos, o que está diretamente ligado a gestão de custos, que depende de um bom orçamento hospitalar, sendo que, no sistema de saúde tradicional, os médicos, como profissionais de saúde, têm autonomia para a prescrição do melhor tratamento ou procedimento para o paciente.
A gestão hospitalar baseia-se em custos variáveis (procedimentos, atendimentos, internações) e custos fixos que não se modificam quando aumenta ou diminui a quantidade de serviços produzidos ou até mesmo quando não há produção (infraestrutura, iluminação, segurança). Logo, a gestão hospitalar deve considerar os custos variáveis e os fixos.