A gestão ambiental pode ser traduzida como a realização de atividades, visando a obter efeitos positivos sobre o meio ambiente, quer minimizando ou eliminando os danos causados pela intervenção humana, quer evitando que eles ocorram, sempre numa óptica de melhoria contínua.
Uma empresa de fabricação de biscoitos tem como meta dobrar de tamanho em, no máximo, 5 anos. Dessa forma, a diretoria decidiu implantar um sistema de gestão ambiental (SGA). Para isso, contratou uma equipe externa, especializada nesse tipo de serviço. Veja quais foram os resultados apresentados.
Analisando os argumentos e levando em consideração o desenvolvimento sustentável e a questão ambiental, pode-se dizer que nem todos os apontamentos estão alinhados aos preceitos do SGA. Aponte as questões que precisam ser revistas e ajustadas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Padrão de resposta esperado
É fundamental ter objetivos e metas bem traçados, para que o SGA seja eficaz. Além disso, para implantar um SGA, deve-se saber quanto a empresa quer e pode gastar com a implantação do SGA.
Por se tratar de uma empresa alimentícia, a implantação de um SGA se tornará difícil, pois existem normas/leis de higiene e vigilância sanitária, que dificultam muito o trabalho. Dessa forma, não poderia haver reuso de efluentes (por exemplo) após tratamento, mesmo para fins não nobres.
Existem normas de higiene que devem ser respeitadas, mas isto não quer dizer que a implantação do SGA se tornará difícil. Em relação ao reuso de efluentes, esse poderá ocorrer após tratamento, como em fins não nobres: irrigação, jardinagem, lavagem de pisos e veículos ou mesmo no reuso em descargas sanitárias, entre outros — desde que essa água não tenha contato com equipamentos utilizados na fabricação e com os biscoitos, pois pode haver patogenias.
O objetivo da gestão ambiental é achar formas de otimizar processos produtivos e reduzir o consumo de insumos e, consequentemente, de prováveis impactos ambientais negativos. Não é objetivo do SGA promover ganhos econômicos, porém isso se torna (em muitos casos) uma consequência do SGA, uma vez que haverá menos insumos (matéria-prima) sendo consumidos e, dessa forma, redução da quantidade de resíduos.
Explicação:
padrão esperado.