A Geopolítica é uma prática utilizada pelo poder político para disciplinar um determinado território. Nela são analisadas a geografia, a história e as ciências sociais juntamente com as teorias políticas, que vão desde o Estado até o internacional-mundial. Essa ciência está associada a assuntos que envolvem acordos internacionais, diplomáticos e qualquer conflito entre países, culturas ou disputas por territórios.
Leia atentamente o texto abaixo:
No estudo da Geopolítica observamos que o mundo é regionalmente diverso, cada região do espaço geográfico mundial apresenta diferentes nuances naturais e socioeconômicas. Cada território, dentro dos limites de suas fronteiras, apresenta características geográficas próprias, mesmo considerando-se o avanço da globalização e uma Nova Ordem Mundial que ora se consolida. [...] Anteriormente, a ordem mundial, era tida como dicotômica ou dualista, ou seja, predominava a oposição entre o bem e o mal, entre o capitalismo e o socialismo. Atualmente, a nova ordem é pluralista, ou seja, possui várias frentes de oposição, como ricos/pobres; cristãos/muçulmanos (islâmicos); interesses mercantis/consciência ecológica, etc. Nos dias atuais, novos processos de reconfiguração espaço-territoriais ocorrem no mundo, a maioria deles resultantes de conflitos étnicos-culturais, antes latentes e que agora se exacerbaram, neste período pós-Guerra Fria.
MOREIRA, R. Da região à rede e ao lugar: a nova realidade e um novo olhar geográfico sobre o mundo. Revista eletrônica de Ciências Humanas e Sociais. Acesso em: 22 set. 2008.
Sobre essa mudança na ordem mundial relatada pelo autor, é correto afirmar que
A
a ordem multipolar do início do século XX e a atual apresentam as mesmas características: enfraquecimento do Estado-nação e fortalecimento de outros agentes internacionais, como a ONU e empresas multinacionais.
B
dentre outros fatos que contribuíram para a mudança da ordem bipolar para multipolar, destacam-se o esgotamento do modelo soviético e a ascensão do Japão e da Europa Ocidental, que passaram a disputar a supremacia internacional com os Estados Unidos.
C
o mundo multipolar foi marcado pela eterna disputa entre capitalismo e socialismo, tendo os Estados Unidos e a União Soviética de cada um dos lados.
D
antes da Segunda Guerra Mundial, o mundo era dividido em socialistas e capitalistas. Foi a época da bipolaridade, em que as potências hegemônicas eram Estados Unidos e União Soviética.
E
a partir do final da Segunda Guerra Mundial, mudanças geopolíticas profundas ocorreram. Nessa época uma nova ordem foi imposta e o mundo passou a ser multipolar.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
A RESPOSTA CORRETA É A B
Explicação:
Perguntas interessantes
Artes,
6 meses atrás
Artes,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Sociologia,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás