A Geografia vem passando por profundas transformações, ao longo das últimas décadas. Ela se apresenta como uma disciplina imprescindível para a formação de um cidadão crítico e autônomo, sujeito de seu conhecimento e de suas escolhas. Neste contexto o professor, enquanto facilitador, tem um papel fundamental e precisa ter uma formação sólida, processual e contínua. “No entanto percebe-se hoje que, ao aderir às novas propostas, o ensino da Geografia tem apresentado problemas sérios” (BORGES, 2011, P. 132).
Soluções para a tarefa
A resposta correta é I,II,III,IV corrigida no ava
I, II, III, IV e V.
As opções são:
I- Adesão aos modismos sem conseguir se desvincular do que foi criticado na forma de ensino da Geografia Tradicional;
II - Preocupação com os conteúdos conceituais deixando de lado os procedimentais e atitudinais;
III - Abandono de conteúdos importantes para a compreensão da Geografia, tais como o estudo das categorias do espaço geográfico - território, lugar e paisagem.
IV - Metodologia centrada na memorização sem relação entre o espaço local com outros espaços em diferentes tempos.
V - Reconhecer no seu cotidiano, os referenciais espaciais de localização, orientação e distância de modo a deslocar-se com autonomia e representar os lugares onde vivem e se relacionam.
A geografia é uma disciplina de grande importância para as pessoas, e ajuda a desenvolver os elementos relacionados a economia, política, meio ambiente, pensamento crítico, espaço geográfico entre outros tantos elementos relacionados ao mesmo.
Sendo assim, quando falamos acerca do desenvolvimento da mesma, estamos cientes que muitos problemas são passados a cada geração dentro do ensino da geografia, e isso dificulta muito a aprendizagem correta de uma pessoa.
A geografia tem lutado para combater todos os elementos que reduzem sua característica como ciência integradora e formadora de cidadãos críticos.
Mais info:
https://brainly.com.br/tarefa/23037140