A geografia [...] tem também se reestruturado, tornando-se uma ciência mais plural. Por um lado, ela reafirma seu foco de análise, que é o espaço, mas, por outro, torna-se mais consciente de que esta é uma dimensão da realidade, e não a própria realidade, complexa e interdisciplinar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino da geografia para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2008. p. 18.
Ao analisarmos as imagens no ensino da geografia, podemos ter uma ideia da realidade que nos é por ela revelada, contudo temos que saber que essa visão compreenderá apenas uma visão parcial do todo. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir sobre o uso de imagens:
Soluções para a tarefa
Você esqueceu as alternativas:
Os conteúdos das aulas são os meios para desenvolver o raciocínio geográfico, organizado em dois grandes eixos. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir referente aos eixos:
I) Compreensão dos conceitos.
II) A formação de conceitos.
III) Alfabetização cartográfica.
IV) Problematização da realidade.
A organização do pensamento e Compreensão dos conceitos deve ser abrangente, tendo como base a metodologia como um todo e o objetivo específico aquele que irá direcionar o conteúdo.
A leitura em geografia, e, A formação de conceitos na forma como as unidades e descrições são interpretadas, possuem ligação com as relações de trabalho como um instrumento para a observação da realidade, são as relações de trabalho e ação.
Além disso, o conhecimento das unidades e como as formas de organização da sociedade são analisadas, assim como a Alfabetização cartográfica partem da relação social e do trabalho.
Por fim, a compreensão dos espaços e Problematização da realidade. podem aproximar ou afastar os indivíduos e com isso a necessidade de novas fontes de comunicação se fazem necessária para que todos os espaços estejam integrados.