A Geografia Física pode ser aliada no planejamento para a prevenção e redução de danos de Desastres Naturais, por meio do levantamento e análise de dados que auxiliem na caracterização do ambiente físico, e a partir do mapeamento destes elementos, denominada de cartografia Geoambiental. Sobre a aplicação da Geografia Física e os Desastres Naturais, analise as afirmações a seguir:
I. Embora tenha aumentado a ocorrência de desastres naturais entre as décadas de 1990 e 2000, eles ainda permanecem restritos às regiões Sul e Nordeste do Brasil, dada às condições climáticas extremas destas porções do Brasil.
II. O aumento das ocorrências dos movimentos de Massa e das Erosões indicam necessariamente um aumento no registro de chuvas para o mesmo período.
III. Um exemplo de aplicação da Geografia Física no Planejamento Urbano está no mapeamento de área sujeitas a inundações, enxurradas, movimentos de massa e erosões, que a partir destas indicações, pode auxiliar a Defesa Civil e até mesmo evitar o loteamento nestas áreas de risco.
IV. As secas e estiagens prejudicam a agricultura, o abastecimento urbano de água e a geração de eletricidade no Brasil que, em sua maioria, é gerado a partir de hidroelétricas.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
ALT 5 ou III e IV
Explicação:
DESASTRES NATURAIS NAO ESTAO RESTRITOS A NHUMA REGIAO.
MASSAS E EROSOES NAO INDICAM NECESSARIAMENTE AUMENTO NO REGISTRO DE CHUVAS, ESSES FICANDO A CARGO DO EL NINHO E EL NINHA, OU AO AQUECIMENTO DAS AGUAS DO PACIFICO.
Respondido por
0
Resposta:
III e IV.
Explicação:
Perguntas interessantes
História,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Pedagogia,
6 meses atrás
Física,
11 meses atrás