A Geografia Crítica é uma corrente do pensamento geográfico que surge em contraponto a Nova Geografia, no sentido de explicar os fenômenos sociais sob a perspectiva do marxismo. A crítica dos geógrafos que começaram a utilizar essa corrente, era que a Nova Geografia apenas descrevia os problemas da sociedade sem conceder uma explicação sólida, por exemplo, sobre as questões relacionadas as desigualdades sociais e econômicas no espaço, que eram explicadas apenas por dados estatísticos. Nesse sentido, os estudos da Geografia Crítica estão direcionados a afirmar que os problemas da sociedade são decorrentes do modo de produção vigente, no caso - o capitalismo. Desse modo, o gráfico abaixo demonstra a desigualdade no Brasil medida pelo índice de Gini, um modo de compreender como o econômico e o social estão distribuídos no país. Assim, analise o gráfico de acordo com as características da Geografia Crítica e considere V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
( ) Entre 2000 e 2002 há um crescimento da desigualdade, mas logo em seguida o índice volta a decrescer.
( ) A Geografia Crítica surge em 1960 na Rússia, com a proposta de criar países socialistas fortes militarmente para combater o imperialismo americano.
( ) Em 1999 foi o momento de menor registro da desigualdade no Brasil, pois o país investiu em políticas públicas sociais.
( ) Há diferentes linhas de orientação da Geografia Crítica, entre elas a popular-radical, que é a interação de geógrafos com as populações de bairros.
A sequência que contempla corretamente as afirmativas é:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Alternativa correta é (3) VFFV pág 127
Explicação:
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
História,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás