A Geografia começou a ser sistematizada a partir do século XIX, isso quer dizer que os conhecimentos da ciência geográfica começaram a adentrar as universidades nesse período, no sentido de definir o objeto de estudo e as questões relacionadas às pesquisas científicas. Isso aconteceu primeiro na Alemanha e posteriormente na França. Neste contexto, a Geografia Clássica foi um dos primeiros movimentos organizados sobre o pensamento dessa ciência, com Humboldt e Ritter sendo os precursores. Assim, para eles e outros geógrafos clássicos, o estudo das partes resultaria no conhecimento do todo, portanto, esses ideais estavam pautados em uma corrente filosófica específica. Desse modo, considere a alternativa que descreve essa corrente e as suas características.
Alternativa 1:
O idealismo é a corrente filosófica que fundamentou o pensamento da Geografia Clássica, visto que foi somente a partir da mente e das ideias que a ciência geográfica conseguiu analisar o espaço.
Alternativa 2:
A Geografia Clássica foi influenciada pelo marxismo russo, em que buscava fazer da geografia universitária uma forma de luta contra a burguesia, principalmente aos governos da Europa Ocidental.
Alternativa 3:
O pensamento da Geografia Clássica foi desenvolvido pelos ideais da escolástica, onde havia uma preocupação em considerar também os ensinamentos cristãos para compreender o espaço geográfico.
Alternativa 4:
A fenomenologia foi a corrente filosófica que fundamentou os ideais da Geografia Clássica, pois os geógrafos da época compreendiam que o espaço deveria ser analisado somente pelos fenômenos naturais mais intensos.
Alternativa 5:
Os pensadores da Geografia Clássica fundamentaram os seus ideais no positivismo, em que concentravam as suas análises no visível, tornando a Geografia uma ciência empírica, sem considerar as relações do homem com o meio.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta: 5
Explicação: pag 28
Respondido por
3
Resposta:
concordo alternativa 5
Explicação:
Perguntas interessantes