Geografia, perguntado por shinyruby, 5 meses atrás

A Geografia busca entender e explicar como se dá a construção do espaço geográfico pela sociedade. A leitura do espaço varia no tempo e de acordo com as concepções ideológicas dos pensadores cujas teorias orientam os estudos geográficos.

Sobre essas concepções e o modo como explicariam as condições de pobreza e de desigualdade social no Semiárido do Nordeste brasileiro, assinale a alternativa correta.

A
Para o Determinismo Geográfico, a associação de diferentes fatores sociais e econômicos resulta no desequilíbrio social e no subdesenvolvimento do Semiárido.

B
Para a Geografia Cultural, as técnicas elementares e o ritmo de trabalho do camponês constituem as principais causas da pobreza da região sertaneja.

C
Para o Possibilismo, a relação mecanicista entre o ser humano e a natureza definiu o caráter de desigualdade e pobreza dominantes no Semiárido.

D
Para a Geografia Crítica, a pobreza do Semiárido está relacionada às condições do ambiente, o qual apresenta, em grandes áreas, impossibilidade de exploração agropecuária.

E
Para a Geografia Quantitativa, a análise das condições naturais e socioeconômicas, por meio de métodos matemáticos e estatísticos, explica a pobreza e orienta as ações de combate às secas e aos seus efeitos.


machopower: tu ta na minha sala?
senai-104

Soluções para a tarefa

Respondido por layllagabriele38
1

Resposta:

Letra E

Explicação:

Para a Geografia Quantitativa, as relações entre os elementos da natureza e os fatores socioeconômicos são passíveis de ser expressos em termos numéricos. Os métodos matemáticos e as técnicas estatísticas propiciam uma explicação para os fenômenos geográficos e, de posse desses dados, é valido pensar em ações de combate as secas.

Respondido por meulaso
1

Resposta:

E

Explicação:

A questão envolve a análise das condições de pobreza e desigualdade social no Semiárido nordestino diante das concepções do pensamento geográfico.

a) (F) Para o Determinismo Geográfico, os rigores climáticos do Semiárido, definido por regime de chuvas torrenciais, concentradas no espaço e no tempo, sujeito a longos períodos de estiagem, são fatores determinantes para indicadores sociais.

b) (F) Para a Geografia Cultural, a racionalidade humana permite a criação e a produção do espaço humano.

c) (F) Para o Possibilismo, os rigores do clima não determinam a pobreza do Semiárido, e sim a inter-relação das ações humanas sobre a natureza.

d) (F) Para a Geografia Crítica, o desequilíbrio social e o subdesenvolvimento do Semiárido resultam do processo de ocupação; portanto, deve ser explicado com base no materialismo histórico.

e) (V) Para a Geografia Quantitativa ou Estatística, a análise dos indicadores socioeconômicos, representada por métodos matemáticos, orienta os programas de combate à seca.

Perguntas interessantes