“A gente a apelidou de ‘o vulcão’. Ela gostava de dar aula e fazia isso com tanta paixão que, sempre que explicava alguma coisa, entusiasmava-se tanto que não tinha como você não prestar atenção. Ela realmente cativava a gente com todas aquelas histórias interessantes que contava! Agora, os desbocados e os preguiçosos da sala não tinham vez — ela não os tolerava e ficava furiosa sempre que alguém agia assim... ela sabia como nos tratar com respeito e exigia que nós também a tratássemos assim!” 100 magias para sobreviver na escola. ed. Edelbra. Porto Alegre, 2003, pag 60 . Nesse fragmento, uma adolescente descreve uma de suas professoras. Assinale a alternativa incorreta sobre ele
A Para reproduzir o “estilo” da personagem, o autor utilizou linguagem informal
B A expressão “a gente” contribui para a reproduzir de forma verossímil o estilo da personagem
C O trecho “não tinha como você não prestar atenção” é comum na oralidade e auxilia na reprodução do jeito de falar da adolescente.
D O autor não consegue reproduzir o estilo de uma adolescente, pois o texto apresenta colocações pronominais próprias da linguagem padrão.
Soluções para a tarefa
Respondido por
23
Resposta:
D
Explicação:
O enunciado quer a alternativa errada.
Acredito que seja a letra D pois essa alternativa afirma que o autor não consegue reproduzir o estilo adolescente por ter utilizado colocações pronominais próprias da língua padrão.
No entanto, percebe-se que ele utiliza o termo " a gente " muitas vezes em lugar que poderia ser empregado um pronome segundo a forma padrão.
"Ela realmente cativava a gente" poderia ter sido empregado cativava-lhes ou cativava-nos. O que mostra que o autor usou o termo " a gente " propositalmente para demonstrar o perfil de fala adolescente.
Respondido por
3
Resposta:
ACREDITO QUE SEJA A LETRA B
andresantos194:
é a letra D
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Ed. Técnica,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás