Sociologia, perguntado por 31556, 6 meses atrás

A generalização do consumo de massa é uma das marcas do mundo contemporâneo. Segundo o pensamento neoliberal, o mercado é o principal organizador das atividades econômicas e o consumo é a busca da satisfação das necessidades pessoais e subjetivas. Neste raciocínio, as empresas se desdobram para atender aos desejos livremente formulados pelo consumidor individual. A partir do texto: A) apresente 2 (dois) aspectos positivos da economia de mercado; B) segundo uma posição ambientalista, apresente 2 (duas) críticas à sociedade de consumo. *(NÃO ESQUEÇA DE ARGUMENTAR AO RESPONDER)

Soluções para a tarefa

Respondido por Vg852
0

B) A sociedade de consumo cria novas necessidades, antes inexistentes, para incentivar o consumo cada vez maior, que alimenta uma produção industrial cada vez maior. Nesse sentido, segundo uma posição ambientalista, pode-se tecer as seguintes críticas:

1- quanto à questão do lixo, quanto mais consumo, mais lixo se tem e mesmo que todo esse lixo tenha a destinação correta, o planeta não é capaz de degradar lixo infinito, o que leva à acumulação desse lixo, trazendo muitas vezes prejuízos à saúde do próprio ser humano.

2- quanto à exploração desgovernada dos recursos naturais, tem-se uma extração de matérias-primas que alimentam a indústria tão grande, que se não for dado o devido tempo para que os recursos naturais se reconstituam, uma hora eles vão acabar, impossibilitando a sobrevivência humana.

Espero ter ajudado ; )

Perguntas interessantes