a genealogia anexa refere-se a uma família com casos de alcaptonúria? podem ajudar
Soluções para a tarefa
O 3 entrou na família e não mostra seus parentes sabe-se somente que é normal, uma vez que também não teve filho afetado sendo, portanto, A_ .
A 4 é aa pois tem alcaptonúria.
A 5 e o 6 são Aa pois como 1 e 2 tiveram uma filha afetada.
A 7 é Aa pois é normal por isso recebeu o "A" do pai e o "a" da mãe que é afetada.
O 8 e o 10 são normais, mas não tem como saber se são AA ou Aa que são probabilidades possiveis do cruzamento entre seus pais 5 e 6 que são heterozigotos.
Resposta:
3, 8 e 10 não se pode saber exatamente a genealogia
Explicação:
1 e 2 são heterozigotos (Aa), pois um dos filhos é afetado (aa) e para isso acontecer é preciso que o alelo recessivo do pai e o alelo recessivo da mãe se junte.
3 (NÃO PODE SER DETERMINADO) pode ser Aa ou AA, a unica certeza que se pode afirmar que um alelo é dominante (A_), pois não é recessivo.
4 é aa pois é recessivo ou seja um caso de alcaptonúria
o resultante deste casal ( 3,4), o 7 é Aa, pois a mãe so pode mandar a e como o filho nasceu "normal", significa que o pai mandou um alelo dominante (A)
5 é heterozigoto Aa e o 6 também pois entre os filhos há um recessivo (9) que recebeu um alelo recessivo da mãe (a) um alelo recessivo do pai (a), - 9 É aa (afetado)
8 e o 10 são normais, mas não tem como saber se são AA ou Aa que são probabilidades possiveis do cruzamento entre seus pais 5 e 6 que são heterozigotos. (NÃO PODEM SER DETERMINADOS)