Física, perguntado por paulomedeirosotrtpr, 11 meses atrás

A gasolina é vendida por litro, mas em sua utilização como combustível a massa é o que importa. Um aumento da temperatura do ambiente leva a um aumento no volume da gasolina. Para diminuir os efeitos práticos dessa variação, os tanques dos postos de gasolina são subterrâneos. Se os tanques não fossem subterrâneos: I. Você levaria vantagem ao abastecer o carro na hora mais quente do dia, pois estaria comprando mais massa por litro de combustível. II. Abastecendo com a temperatura mais baixa, você estaria comprando mais massa de combustível para cada litro. III. Se a gasolina fosse vendida por kg em vez de ser vendida por litro, o problema comercial decorrente da dilatação da gasolina estaria resolvido. Dessas considerações, explique cada uma justificando-as de acordo com a dilatação térmica.

Soluções para a tarefa

Respondido por brunovitulo
144
I-Falsa. Você levaria prejuízo comprando a gasolina na hora mais quente, pois compraria menas massa de combustível por litro.
II-Verdadeira.Como esta mais frio, o combustível estaria mais ''contraído'', sendo assim, haveria mais massa de combustível por litro.
III-Verdadeira. Não importa o volume do combustível, importa a massa. Se você comprar 1 kg de gasolina, você terá esse mesmo 1kg independente da temperatura do meio.

paulomedeirosotrtpr: Muito obrigado!
Respondido por sbh37
41

Resposta e Explicação:

I – Na hora mais quente o volume irá aumentar, assim diminuindo a densidade do líquido – lembrando que densidade é a razão de massa por volume – então, num mesmo volume, haverá menos massa. Logo, esta alternativa está errada, pois a utilização do líquido como combustível se preocupa apenas com a massa.

II – Pensando o inverso da explicação da I, é fácil perceber que esta alternativa está correta.

III – Sim. Tendo em vista o que o texto diz – “mas em sua utilização como combustível, a massa é o que importa” – esta alternativa está correta.

Perguntas interessantes