Química, perguntado por Adilsonrau, 1 ano atrás

A garimpagem de ouro nos rios da Amazônia ainda representa, nos dias atuais, uma prática poluidora em função da utilização de instalações precárias e da manipulação incorreta de mercúrio. Com relação à poluição por mercúrio, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O vapor de mercúrio liberado na separação do ouro é inalado pelos garimpeiros.

Porque

II. O mercúrio utilizado na captação das finas partículas de ouro é separado por aquecimento.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.


A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por jeferssantos92
13
Vamos lá. O mercúrio é utilizado no garimpo, pois é um metal que se mistura ao ouro formando um amálgma. Posteriormente esse amálgma é aquecido a uma temperatura de  quase 300 º C, e o mercúrio presente na mistura evapora, restando o ouro como resíduo.

Vamos avaliar as duas proposições:

I ) Verdadeira: O mercúrio é um metal líquido à temperatura ambiente, e é muito volátil. Assim, é facil haver a liberação de vapor de mercúrio na atmosfera.

II ) Verdadeira: O amálgma (mistura de ouro e mercúrio) é aquecido, com a finalidade da completa evaporação do mercúrio e sobra do ouro como resíduo.

Porém, a justificativa para a inalação do mercúrio pelos garimpeiros não é devido ao aquecimento realizado para a separação da mistura, e sim pelo fato do manuseio do mercúrio em seu dia a dia.

Portanto, concluímos que a resposta certa é a letra A.
Respondido por msollon
1

Resposta:

Alternativa 4:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Explicação:

A mineração é uma das atividades econômicas que mais provoca contaminação pelo mercúrio, causando risco não só aos garimpeiros, mas às populações que vivem próximo a garimpos, ou que se alimentam de pescados ou ingerem água contaminada. No processo de busca por ouro, ao separar o metal de outros minerais da terra, o mercúrio é queimado junto a todos os materiais encontrados, o que gera fumaça tóxica e contaminação da natureza, garimpeiros e comunidades. “O metal acaba ficando disponível no meio ambiente e até mesmo o solo e a água tornam-se focos para contaminação em larga escala, portanto, ao contrário da outra resposta, o mercúrio não é totalmente eliminado, uma vez que se transforma em fumaça tóxica que contamina o ar, solo, água...

Perguntas interessantes