A garantia de atendimento à saúde é um direito de todo cidadão, devendo-se respeitar as suas especificidades, sejam elas quais forem. Para tanto, foram criadas as políticas públicas de saúde para as populações vulneráveis e, em 2011, foi definida a Política Nacional de Saúde Integral dos LGBT, visando a inclusão social desse grupo vulnerável.
FURTADO, Marcela Demitto; OLIVEIRA, Raquel Gusmão. Saúde Coletiva. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019.
Com bases nesses fatos e de que, na 13º Conferência Nacional de Saúde, realizada em 2013, muito se discutiu sobre orientação sexual e identidade de gênero como determinantes sociais de saúde, leia e avalie as asserções a seguir no que diz respeito a algumas estratégias elencadas nessa conferência:
I. O desenvolvimento de ações intersetoriais de educação em direitos humanos e respeito à diversidade, efetivando campanhas e currículos escolares que abordem os direitos sociais.
II. A sensibilização dos profissionais a respeito dos direitos de LGBT, com inclusão do tema da livre expressão sexual na política de educação permanente no SUS.
III. A inclusão dos quesitos de identidade de gênero e de orientação sexual nos formulários, prontuários e sistemas de informação em saúde.
IV. A garantia dos direitos sexuais e reprodutivos e o respeito ao direito à intimidade e à individualidade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Explicação:
Págs. 110 e 111, Livro Saúde Coletiva - Unicesumar
Perguntas interessantes
Biologia,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Filosofia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Lógica,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás