A função exponencial abaixo, pode representar a situação de uma cidade em estado de epidemia por determinado vírus, onde C0 é a quantidade inicial de infectados, p representa o fator de transmissão, ou seja quantas pessoas são infectadas a partir de um indivíduo doente e t é o tempo em dias após a primeira infecção. Considere uma situação hipotética da Cidade A, onde haviam inicialmente 3 infectados (C0=3) e cada indivíduo doente transmite para 2 novos (p=2). Nesta situação, qual seria o número de pessoas infectadas por este vírus em 5 dias? *
1 ponto
C (t) = C0. pt
a) 96
b) 32
c) 0
d) 300
2) A função exponencial abaixo, representa o número de pessoas infectadas por determinado vírus em uma Cidade B, em t dias. Sabe-se que desde o primeiro caso na Cidade, já foram confirmados outros 54 casos. Quantos dias levou para chegar neste número de casos? *
1 ponto
C (t)= 2.3t
a) 27
b) 6
c) 3
d) 2
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- A) 96
2- C) 3
Explicação passo-a-passo:
Acabei de responder
C(t) = 2 . 3^(t)
54 = 2 . 3^(t)
54/2 = 3^(t)
27 = 3^(t)
3^(3) = 3^(t)
Agora que as bases são iguais, igualamos os expoentes:
3 = t
O número de pessoas infectadas é de 96 e levaram 3 dias para chegar nesse número de casos. - letra a) e letra c)
Vamos aos dados/resoluções:
Funções exponenciais abordam gráficos de uma função do tipo exponencial aplicando valores ao expoente da mesma mas é importante salientar que as funções exponenciais podem ser classificadas em crescente e decrescente.
Com isso, para a primeira questão, temos que a função exponencial é C(t) = Co.p^t e inicialmente temos que a quantidade de infectados será de 3, nesse caso Co = 3. E além do mais, a informação que possuímos é que cada doente irá transmitir dois novos indivíduos, com isso, p = 2.
Portanto, a quantidade de dias será igual a T = 5, afirmando então que o número de infectados será:
C(5) = 3.2^5
C(5) = 3.32
C(5) = 96.
Com isso, vemos que a alternativa correta é a letra a) 96.
Para a segunda questão, temos que a mesma é uma função onde um número constante é maior que zero e diferente de um, logo, acaba sendo elevado ao expoente (que é uma variável). A função exponencial em si não pode ter na base o valor um porque assim ela não seria exponencial, e sim constante.
Portanto: a função exponencial será C(t) = 2.3^t e com isso, o número de casos confirmados que é igual a 54, será na função:
C(t) = 54.
E quando substituirmos esse valor, conseguiremos na equação exponencial, o total de:
54 = 2.3^t ;
Dividindo ambos os lados pro 2, temos: 27 = 3^t.
PS: O número 27 pode ser escrito como 3^3 e dessa forma: 3^3 = 3^t. Portanto, os lados da igualde possuem a mesma base e com isso igualaremos os expoentes.
Com isso, t = 3, sendo a c) a alternativa correta.
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/22682168
https://brainly.com.br/tarefa/19337489
espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)