- a função: - diga se é crescente ou decrescente: - as coordenadas do zero da função: - as coordenadas do ponto que intercepta o eixo das ordenadas: - coeficiente angular: - coeficiente linear:
Soluções para a tarefa
Resposta:
- A função: f(x)=2x+10;
- crescente;
- (x, y)=(-5, 0);
- (x, y)=(0, 10);
- coeficiente angular = 2;
- coeficiente linear = 10;
Explicação passo-a-passo:
Perceba que uma função de 1 variável e de primeiro grau sempre terá a forma f(x)=ax+b, onde a é o coeficiente angular, e b é o coeficiente linear.
O coeficiente angular é a taxa de crescimento da função, e pode ser calculado tomando quaisquer dois pontos que pertençam ao gráfico da função, por exemplo (x1, y1) e (x2, y2), e fazendo o quociente da variação no eixo das ordenadas (isto é, o eixo y) pela variação no eixo das abscissas (o eixo x). Então fica: a=(y2-y1)/(x2-x1). No caso, você pode pegar os pontos (0, 10) e (-5, 0), então a=(10-0)/(0-(-5))=10/5=2. Se o coeficiente angular for positivo, então a função é crescente, se for negativo a função é decrescente, e se for zero, a reta será horizontal.
O coeficiente linear é onde a função cruza com o eixo das ordenadas. E o zero da função é onde ela cruza com o eixo das abscissas.