História, perguntado por emillyferreira3614, 1 ano atrás

A FUNAI divulgou um conjunto de fotos impressionantes que correram mundo. As imagens, feitas de um avião, mostram um grupo de índios semi-nus ao lado de suas malocas. Com o corpo pintado de vermelho e negro, eles apontam suas flechas na direção da aeronave. Segundo o órgão, trata-se de uma tribo de etnia desconhecida que vive isolada da civilização no Acre.A FUNAI sabia da existência do grupo, mas nunca havia conseguido fotografá-lo. Especialistas estimam que nos nove estados que compõem a Amazônia Legal existam ainda hoje quase setenta tribos de índios isolados — ou seja, que rejeitaram ou não tiveram nenhum contato com não-índios. A política da FUNAI em relação a esses grupos é de não-interferência. Não foi sempre assim. (CARNEIRO, 2008, p. 72). Com base na análise do texto e nos conhecimentos sobre a situação dos povos indígenas ao longo da história do Brasil até os dias atuais, pode-se afirmar: (01) A convivência dos povos indígenas com os europeus no litoral das terras do Brasil, nos séculos XVI e XVII, foi marcada pela cordialidade e pela mútua compreensão das diferenças que os distanciavam, resultando na manutenção integral das estruturas culturais indígenas pré-existentes. (02) O escambo e a escravidão foram formas de exploração do trabalho indígena pelos portugueses nas terras do Brasil, durante os três séculos de colonização, variando a sua aplicação a depender das necessidades de cada região e dos acontecimentos que marcaram o relacionamento entre os dois povos. (04) O nome do Marechal Rondon está associado, na primeira metade do século XX, ao contato pacífico com os índios da Região Amazônica, ao contrário das ações programadas pelos governos militares nos anos 70, do mesmo século, cujos efeitos resultaram, naquela região, em tragédias para as nações indígenas atingidas. (08) O extermínio das nações indígenas das áreas litorâneas e interioranas do país, ao longo de sua história, resultou da incapacidade de aqueles povos se adequarem às formas superiores e civilizadas da sociedade que se constituiu no Brasil. (16) A imagem dos “homens vermelhos”, como descrita no texto, confrontada com imagens conhecidas dos índios xavantes e dos ianomâmis, indicam a existência de profunda diversidade étnica e cultural entre os povos indígenas do Brasil atual, contestando a interpretação homogênea da cultura indígena atualmente em voga no país. (32) A Bahia atual, por se encontrar distanciada das áreas tradicionalmente habitadas por indígenas, tem sido omissa em relação ao registro da presença de povos indígenas em seu território, sendo os pataxós a única etnia a ser reconhecida oficialmente no Estado. (64) A política de “não interferência”, a que o texto se refere, foi iniciada pelos portugueses durante o Período Colonial, por orientação das leis metropolitanas, e continua mantida pela FUNAI, até os dias atuais.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
9
Olá.


De acordo com o enunciado, compreende-se que as assertivas corretas são  02 + 04 + 16= 22.

E como pode ser visto, a assertiva I está errada, uma vez que a relação entre os indígenas e os europeus não foram boas, e muito menos mútuas, foi uma relação marcada por conflitos e as diferenças entre as culturas. 

Desta forma, a afirmativa apresenta uma visão totalmente distorcida da realizada, por isso é errada. 

Podemos destacar ainda que a assertiva 08 também é errada, porque mesmo com as mortes dos indígenas, eles não deixaram de conseguir a civilização, tanto que hoje, podemos ver esses povos indígenas em faculdades, com membros tendo doutorado, dentre outros aspectos.

No Brasil, os povos indígenas estão em todos os lugares, inclusive na Bahia, e como foi mostrado na assertiva, que está incorreta, o Estado não está afastado dos indígenas, pelo contrário, está perto.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes