Administração, perguntado por acdctrabalho, 5 meses atrás

A fraude é uma ação ou omissão, ilícita e desonesta, na tentativa de enganar alguém ou alguma instituição. Ela é intencional e visa ganho ilícito para o fraudador. A fraude é um risco que coloca as atividades de todas as organizações, de qualquer tipo, sob exposição contínua, podendo ser cometida por um indivíduo ou pela organização como um todo.
O risco de fraude pode ser diminuído consideravelmente quando a empresa adota um programa de gerenciamento de riscos que envolva todos os empregados, na identificação e prevenção de fraude. Normalmente esse programa deve ser divididos em tres fases que permitam: Elaborar os regulamentos internos sobre ética, informar a todos os empregados sobre o que é considerado fraude, conseguir o envolvimento das pessoas para que denunciem as práticas fraudulentas, bem como punir os fraudadores após a devida comprovação do golpe.

Para este Desafio, considere a existência de uma grande empresa, com muitos funcionários, que vem sofrendo constantemente com vários tipos de fraudes. Sua tarefa, aqui, é definir um plano a fim colocar em prática um programa de gerenciamento de riscos, levando em conta, no mínimo, as três fases citadas. Você deve indicar a ordem correta entre as fases e descrever brevemente o que consiste cada uma, para, então, informar seu plano de atividades.

Soluções para a tarefa

Respondido por acdc111
5

Resposta:

– Informação ou conscientização: nesta fase, a empresa deve definir suas regras e normas acerca de ética, integridade e responsabilidade, bem como informar e buscar o envolvimento de todos os interessados no processo. A sugestão de atividades para a empresa é que esta elabore políticas e regulamentos a favor da ética e da integridade. Depois disso, devem ser oferecidas palestras e reuniões a todos os funcionários, como, por exemplo, de cursos EAD sobre ética nas e como deve ser a conduta de um empregado no seu ambiente de trabalho. Essas ações devem ser oferecidas periodicamente, a título de reciclagem.

– Identificação ou detecção: nesta fase, a empresa precisa elaborar formas de fazer com que os empregados que tiverem suspeitas ou conhecimentos de fraudes reais denunciem. A organização deve receber as denúncias e tratá-las de forma imparcial. A sugestão de atividades, aqui, é a criação de um canal de denúncias, de preferência anônimo, onde os funcionários se sintam à vontade para expor fraudes já constatadas ou até mesmo suspeitas.

– Tratamento ou resposta: nesta fase, a empresa aplica as punições aos fraudadores, estando estas estabelecidas nos seus regulamentos, após as devidas apurações. A sugestão de atividades, aqui, é que a empresa tenha elaborado um plano de punições para cada conduta fraudulenta que for constatada e que comunique-o a todos os envolvidos. Confirmanda a fraude e identificados os fraudadores, deve haver a punição imediata, para que possa servir de exemplo aos demais.

Respondido por Guilhermefoot
1

Resposta:

GABARITO

Explicação:

– Informação ou conscientização: nesta fase, a empresa deve definir suas regras e normas acerca de ética, integridade e responsabilidade, bem como informar e buscar o envolvimento de todos os interessados no processo. A sugestão de atividades para a empresa é que esta elabore políticas e regulamentos a favor da ética e da integridade. Depois disso, devem ser oferecidas palestras e reuniões a todos os funcionários, como, por exemplo, de cursos EAD sobre ética nas e como deve ser a conduta de um empregado no seu ambiente de trabalho. Essas ações devem ser oferecidas periodicamente, a título de reciclagem.

– Identificação ou detecção: nesta fase, a empresa precisa elaborar formas de fazer com que os empregados que tiverem suspeitas ou conhecimentos de fraudes reais denunciem. A organização deve receber as denúncias e tratá-las de forma imparcial. A sugestão de atividades, aqui, é a criação de um canal de denúncias, de preferência anônimo, onde os funcionários se sintam à vontade para expor fraudes já constatadas ou até mesmo suspeitas.

– Tratamento ou resposta: nesta fase, a empresa aplica as punições aos fraudadores, estando estas estabelecidas nos seus regulamentos, após as devidas apurações. A sugestão de atividades, aqui, é que a empresa tenha elaborado um plano de punições para cada conduta fraudulenta que for constatada e que comunique-o a todos os envolvidos. Confirmanda a fraude e identificados os fraudadores, deve haver a punição imediata, para que possa servir de exemplo aos demais.

Perguntas interessantes