A frase de Luiz XIV, "L'Etat c'est moi" (O Estado sou eu), como definição da natureza do absolutismo monárquico, significava:
a) a unidade do poder estatal, civil e religioso, com a criação de uma Igreja Francesa (nacional);
b) a superioridade do príncipe em relação a todas as classes sociais, reduzindo a um lugar humilde a burguesia enriquecida;
c) a submissão da nobreza feudal pela eliminação de todos os seus privilégios fiscais;
d) a centralização do poder real e absoluto do monarca na sua pessoa, sem quaisquer limites institucionais reconhecidos;
e) o desejo régio de garantir ao Estado um papel de juiz imparcial no conflito entre a aristocracia e o campesinato.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D) A centralização do poder real e absoluto do monarca na sua pessoa, sem quaisquer limites institucionais reconhecidos.
Explicação:
O absolutismo foi uma forma de governo no qual o rei era o Estado, ou seja ele exercia o poder executivo, legislativo e judiciário.
OLÁ!
Questão (d)
Essa frase apresenta o poder dos governantes absolutistas. "o estado sou eu" quer dizer que nas mãos desse monarca pertencia o poder de tudo relacionado a nação em que governava. seja executivo, legislativo, ou judiciário, sendo assim ele tinha o poder do estado.
O absolutismo
O Absolutismo foi o sistema político e administrativo dos países europeus nos séculos XVI ao XVIII.
Nele, o soberano centralizava todos os poderes do Estado em suas mãos, sem prestar contas à sociedade.
A fim de controlar as revoltas camponesas, parte da nobreza apoia que o rei seja mais poderoso. Igualmente, o monarca recebe auxílio da burguesia, pois a centralização significava a padronização das políticas fiscais e monetárias.
O clero também admira este movimento, pois era uma forma da Igreja continuar a não pagar impostos e seguir cobrando várias taxas.
ESPERO TER AJUDADO! BONS ESTUDOS! (◠‿◕)