A frase abaixo foi reproduzida da fala de um jornalista de TV que, em um programa sobre economia, comentava o desempenho da produção agrícola brasileira:
"Nos últimos meses, o crescimento das exportações brasileiras de produtos agrícolas estão contribuindo para o expressivo superávit da balança comercial do país."
A) O sujeito, por ser um termo independente na estrutura sintática da oração, não pode ter seu núcleo precedido por preposicao. Levando em conta esse fato sintatico, identifique o sujeito do texto e o seu núcleo.
B) Baseando-se na resposta anterior, explique por que a concordância do verbo com o sujeito não esta de acordo com o que propõe a variedade padrão la língua. Reescreva a frase, adequando-a a esta variedade linguística.
C) Observe o conjunto de palavras que constituem o sujeito e formule uma hipótese para explicar o que teria induzido o jornalista a confundir-se quanto à concordância verbal.
Soluções para a tarefa
O correto seria: Nos últimos meses, o crescimento das exportações brasileiras de produtos agrícolas ESTÁ contribuindo (...)
c-Nós últimos meses, os produtos agrícolas ...estão (...)
a) O sujeito do texto é "o crescimento das exportações brasileiras de produtos agrícolas".
O núcleo do sujeito é o substantivo "crescimento".
b) A concordância do verbo com o sujeito não está de acordo com o que propõe a variedade padrão da língua porque o verbo deve concordar com o núcleo do sujeito, logo deveria estar no singular.
Reescrevendo a frase, ficaria:
"... o crescimento das exportações brasileiras de produtos agrícolas está contribuindo para o expressivo superávit da balança comercial do país."
c) O que teria induzido o jornalista a confundir-se quanto à concordância verbal foi o fato de todos os termos ao redor do núcleo do sujeito estarem no plural. Por isso, ele se confundiu e colocou o verbo também no plural.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/18379551