“A França receia a Alemanha; a Turquia teme a Rússia; a Áustria está contida por ambas; a Itália necessita da benevolência de todas; e cada uma por sua vez treme do senhor Bismarck”.QUEIRÓS, Eça de. Cartas da Inglaterra, 1880-1885. In: RODRIGUE, Joelza Ester. História em documento: imagem e texto. São Paulo: FTD, 2001, p. 35.O trecho da carta de Eça de Queirós aponta uma situação vivida pela Europa no final do século XIX, indicando que as
A) expansões imperialistas dos países citados chocavam-se entre si, mas não contaminaram outros países da Europa, que se mantiveram neutros e incapazes de impor seus interesses.
B) unificações da Itália e da Alemanha tornaram os dois países incapazes de fazer frente às investidas militares da Áustria, no sentido de unir os três países, formando um grande império.
C) ações imperialistas, ao longo do século, fizeram da Alemanha a maior potência econômica do mundo, subjugando os demais países, que não tiveram como impor limites ao seu expansionismo
D) disputas econômicas entre os países europeus, acrescido de um nacionalismo cada vez mais agressivo, colocaram a Europa em constante situação de guerra, que se concretizará com a Primeira Guerra Mundial.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Resposta correta E
Explicação:
alternativa E, disputas econômicas etc
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Inglês,
5 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás