A França pré-revolucionária apresentava uma série de características que desagradava à maioria da população, entre elas: I - a permanência das relações sociais herdadas do feudalismo; II - a grande fome provocada pela má colheita de 1788; III - as ideias iluministas, que justificavam os privilégios do Primeiro e do Segundo Estados; IV - Os enormes gastos da Corte de Luís XVI. Estão corretas: * 2 pontos I, II, e IV. II, III e IV. II e IV. I e IV.
Soluções para a tarefa
A Revolução ocorreu por insatisfação popular do Terceiro Estado, em função da exploração feita pelo 1 e 2 estado.
Resposta:
I, II e IV
Explicação:
I - Os privilégios concedidos ao clero e a nobreza, característica fundamental do Antigo Regime, eram práticas herdadas da idade média. Nesse sentido, a manutenção desses privilégios foi fundamental para a construção do absolutismo francês. A explicação para esse fenômeno é que a França enquanto nação que estava se estabelecendo na europa criou uma relação entre reis e nobres (e o corpo eclesiástico) em que ambos sairiam beneficiados: se por um lado o rei cedia privilégios, por outro, o poder real não era questionado.
No entanto, quando nos deparamos com o século XVIII, veremos que a burguesia já não é mais uma classe incipiente que fora na época da consolidação do Estado francês. Agora, enquanto classe articulada, ver os seus anseios serem ''travados'' por uma relação que perdurava desde o feudalismo causava espécie entre os seus representantes.
II - As colheitas dos anos que precederam a revolução não foram satisfatórias e isso apenas aguçou a insatisfação generalizada do povo francês.
IV - O palácio de Versalhes era dispendioso. E o antagonismo entre o luxo da corte e as necessidades do povo se expressava como mais um dos motivos para a insatisfação generalizada.