A fotossíntese é um processo por meio do qual os organismos clorofilados
transformam a energia solar em energia química. Sabendo disso, explique o que
ocorre nas duas etapas em que esse processo é dividido.
Soluções para a tarefa
Nas plantas, a fotossíntese acontece nos cloroplastos e caracteriza-se pelas diversas reações químicas observadas. Essas reações podem ser agrupadas em dois processos principais.
Reações luminosas: ocorrem na membrana do tilacoide (sistemas de membranas internas do cloroplasto).
Inicialmente a energia luminosa entra no fotossistema II, onde é aprisionada e levada até as moléculas de clorofila P680 do centro de reação. Depois de um longo processo, alguns pares de elétrons saem do fotossistema I por uma cadeia transportadora de elétrons, impulsionando a produção de ATP. A energia absorvida pelo fotossistema I é transferida para moléculas de clorofila P700 do centro de reação. Os elétrons energizados são substituídos na clorofila pelos elétrons provenientes do fotossistema II. A energia formada nesses processos é guardada em moléculas de NADPH e ATP.
Reações de fixação de carbono: ocorrem no estroma do cloroplasto (fluido denso no interior da organela).B
Nas reações de fixação do carbono, o NADPH e o ATP produzidos nas reações luminosas são usados para reduzir o dióxido de carbono a carbônico orgânico. Nessa etapa, ocorre reações denominadas ciclo de Calvin. Nesse ciclo, três moléculas de CO2 combinam-se com um composto denominado ribulose-1,5-bifosfato (RuBP), formando um composto intermediário instável que se quebra produzindo seis moléculas de 3-fosfoglicerato (PGA).
As moléculas de PGA serão reduzidas a seis moléculas de gliceraldeído 3-fosfato (PGAL). Cinco moléculas de PGAL rearranjam-se e formam três moléculas de RuBP. O ganho do ciclo de Calvin então é de uma molécula de PGAL, que servirá para a produção de sacarose e amido.