Biologia, perguntado por MarcoEmanuel7066, 1 ano atrás

A fotossíntese é representada por quantas etapas? Descreva cada uma das etapas da Fotossíntese, de maneira detalhada.? gostaria de saber, por favor.

Soluções para a tarefa

Respondido por DonattiKings
0
Duas fases;Fase fotoquímica ou fase clara:
Essa etapa ocorre nos tilacóides dos cloroplastos e há necessidade de energia luminosa, que são absorvidas pelos pigmentos da antena. Ao absorver um fóton, a clorofila passa de um estado básico (energia mais baixa) para um estado excitado (energia mais alta) que atua como um agente redutor de outras moléculas, estabelecendo um fluxo de elétrons, passando por transportadores, como ocorre nas mitocôndrias.
Os pigmentos da antena formam complexos com proteínas, denominados fotossistemas I e II. O fotossistema I absorve fótons emitindo elétrons de P680, reduzindo NADP em NADPH^+^+ H^+^+ e fosforilando ADP em ATP. O fotossistema II absorve fótons emitindo elétrons de P680, oxidando a água (fotólise) e produzindo elétrons, prótons (H^+^+) e O_2_2. Dessa forma, a partir da energia do sol, formam-se ATP e NADH.
Na fase clara, encontram-se dois sistemas de fluxo de elétrons, o fluxo não cíclico e cíclico.
Fase química ou fase escura:
Essa etapa ocorre no estroma dos cloroplastos e não há necessidade direta da luz. É dependente de substâncias produzidas na etapa fotoquímica, o ATP e o NADPH, que são utilizados na redução dos átomos de carbono do CO_2_2, incorporando-os em moléculas orgânicas, os carboidratos, onde o ATP fornece a energia, o NADPH os hidrogênios e o CO_2_2, o carbono e oxigênio. Os átomos de carbono são incorporados em uma sequencia cíclica de reações, denominado ciclo das pentoses ou ciclo de Calvin.
O ciclo de Calvin é dividido em três etapas:
1) Carboxilação – é a etapa inicial do ciclo, onde o CO_2_2 reage com a ribulose bisfosfato, de 5 carbonos, com a participação da enzima ribulose-1,5-bisfosfato carboxilase (RuBisCO) e, em seguida, essa molécula é clivada, formando o ácido fosfoglicérico (2,3 fosfoglicerato) de 3 carbonos;
2) Redução - reduz o ácido fosfoglicérico em uma triose fosfato, o gliceraldeído 3-fosfato, com gasto de ATP e NADPH;
3) Regeneração - consiste em regenerar a RuBisCO. Para isso, 5 moléculas de 3 carbonos (trioses fosfato, como o gliceraldeído 3-fosfato) são rearranjadas para formar 3 moléculas de 5 carbonos (pentoses fosfato), liberando 2 moléculas de 3 carbonos para formação de açúcares como a glicose de 6 carbonos. A pentose é convertida na RuBisCo com a participação do ATP. A triose fosfato também pode ser convertida em amido e, depois na RuBisCO.
Perguntas interessantes