Biologia, perguntado por elianyviana1109, 10 meses atrás

A fotossíntese e a respiração celular são os dois grandes processos de oxi-redução que possibilitam a existência de vida no planeta  Considerando que todos os seres vivos necessitam de uma fonte de carbono para construir suas moléculas orgânicas, a diferença essencial entre os autotróficos e heterotróficos, respectivamente, é:

Soluções para a tarefa

Respondido por futurodoutor2018
2
Os seres autotróficos conseguem converter carbono inorgânico (gás carbônico ) em orgânico (glicose) por meio da fotossíntese. E os seres heterotróficos não conseguem fazer esta conversão, sendo assim necessário se alimentar de outros seres vivos para obter o carbono na forma orgânica. 

jug0445430ozqawg: Os autotróficos conseguem se convertere por meio da fotossíntese e os heterotróficos não são capazes de fazerem essa conversão
futurodoutor2018: Sim, por isto falamos que os autotróficos produzem seu próprio alimento e os heterotróficos precisam se alimentar.
Respondido por vkdesouzap8pezo
0
Primeiro: a autotrofia funciona de várias maneiras. Mas, geralmente, necessitam de uma fonte de energia + uma fonte de elétrons e H+. Uma fotossintetizando ''normal'' utiliza a luz como fonte de energia e H20 como fonte de prótons de H+ e elétrons, liberando como produto oxigênio. Temos também a fotossíntese anaeróbica, na qual a fonte de energia continua sendo a luz mas a fonte de elétrons e de H+ será o H2S (sulfeto de hidrogênio), liberando como produto S (enxofre). Temos também os quimiossintetizantes. Esses utilizam como fonte de energia a oxidação de minerais altamente oxidáveis, como ferro, por exemplo, em vez da luz solar. 

Ou seja: Os seres autotróficos, sejam quimiossintetizantes, sejam fotossintetizantes, conseguem extrair energia e armazena-la através ATP. Plantas conseguem, ainda, utilizar esse ATP + moléculas reduzidas como NADPH para a síntese de glicídios, como a própria glicose, por exemplo, ou a frutose...enfim, temos uma lista vasta com os tipos de glicídios que plantas conseguem sintetizar.

Os seres heterótrofos já utilizam essa fonte. Os seres autotróficos só conseguem tirar sua energia através da oxidação de maneira orgânica. Pode ser algum aminoácido, pode ser lipídeo, pode ser carboidrato...a fonte é orgânica. Temos organismo capazes de sintetizar normalmente essas matérias orgânicas utilizando como fonte de energia primária uma fonte inorgânica. Então cabe os heterótrofos se alimentarem desses seres (plantas) para ganhar sua energia. Então temos o seguinte: Temos uma planta, que utiliza matéria inorgânica como fonte de energia. Temos um ser herbívoro que utiliza a planta como fonte de energia. Temos um carnívoro que utiliza o herbívoro (ou outros carnívoros) como fonte de energia. 

a diferença básica é: autotróficos - utilizam matéria inorgânica como fonte de energia
heterótrofo - utilizam matéria orgânica como fonte de energia
Perguntas interessantes