A fortificação mandatória de alimentos é uma importante estratégia de saúde pública. Por exemplo, na Finlândia, o número de pessoas com deficiência de vitamina D reduziu drasticamente depois que o governo Finlandês determinou a fortificação obrigatória de manteiga e derivados do leite com vitamina D. Pilz S, März W, Cashman KD, et al. Rationale and Plan for Vitamin D Food Fortification: A Review and Guidance Paper. Front Endocrinol (Lausanne). 2018;9:373. Published 2018 Jul 17. Doi:10. 3389/fendo. 2018. 00373 De forma semelhante, o Brasil adotou uma efetiva medida de saúde pública para erradicação do _______ ao tornar obrigatório a adição de _______ no ____________, mineral indispensável para produção de ____________. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas em branco
Soluções para a tarefa
Sobre a medida de fortificação mandatória de alimentos adotada no Brasil, podermos afirmar que as palavras que completam as lacunas são: "bócio", "iodo", "sal de cozinha" e "hormônios tireoideanos", respectivamente.
A adição de iodo no sal de cozinha
Essa ação de suplementação já é praticada no Brasil há algumas décadas e começou quando a população de várias regiões do país, principalmente do interior, apresentava carência de iodo, na alimentação.
Este mineral é essencial no processo de formação dos hormônios tireoideanos T3 e T4. Sua deficiência no organismo pode causar bócio que é o aumento anormal da glândula tireoide. Após a adição mandatória do iodo no sal de cozinha, os casos de bócio no Brasil diminuíram significativamente, e hoje em são muito raras as ocorrências de bócio por falta de iodo.
Aprenda mais sobre glândula tireoide em
https://brainly.com.br/tarefa/2082230
#SPJ4