A fórmula estrutural do p-monocloro
Soluções para a tarefa
Resposta:
Você pode pesquisar também sobre: Química Orgânica e Halogênios, caso se interesse.
Haletos Orgânicos são os compostos de carbono que apresentam halogênios na sua composição. Derivam de um hidrocarboneto, que são os carbonetos de hidrogênio. Assim, cada vez que sai um hidrogênio de um, dois ou mais hidrocarbonetos há a entrada de um, dois ou mais halogênios. São halogênios: flúor, cloro, bromo, iodo, astato e ununséptio.
Explicação:
Conforme o número de hidrogênios presentes na sua composição, os haletos orgânicos podem ser classificados em:
Mono-haleto - quando o haleto tem apenas um halogênio.
Di-haleto - quando o haleto tem dois halogênios.
Tri-haleto - quando o haleto tem três halogênios.
Os di-haletos podem ser classificados de acordo com a localização dos haletos: Di-haleto vicinal - quando os dois haletos são ligados a carbonos vizinhos. Di-haleto isolado - quando os dois haletos são ligados a carbonos que se encontram distantes um do outro.
Os haletos orgânicos podem, ainda, ser classificados de acordo com a sua reatividade em: Haletos de alquila - quando um halogênio encontra-se ligado a uma cadeia aberta de um carbono saturado.
Haletos de acila - quando contém um halogênio ligado a um anel benzênico.
Quanto à nomenclatura os mono-haletos podem ser nomeados de duas formas, através de nomes oficiais e através de nomes usuais. Os nomes oficiais seguem as regras da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada).
O 2-bromo-propano (nome oficial), por exemplo, é usualmente chamado de brometo de isopropila.
Estrutura molecular do 2-bromo-propano: 2-bromo-propano. O número 2 indica que o halogênio está ligado ao 2.º carbono.
Bromo é o nome do halogênio.
Propano: Prop- indica a presença de 3 carbonos no composto, an- indica que a ligação é simples, -o indica a função orgânica hidrocarboneto. Quanto aos di-haletos e aos tri-haletos, apenas são utilizados os nomes oficiais.
Di-haleto
Estrutura molecular do Dibromoheptano. Di- indica que é um di-haleto.
Bromo é o nome do halogênio.
Heptano: Hept- indica que são 7 as cadeias de carbono, an- indica que a ligação é simples, -o indica a função orgânica hidrocarboneto.
Tri-haleto
Estrutura molecular do triclorometano: Tri- indica o número de halogênios.
Cloro é o nome do halogênio.
Metano: Met- indica a presença de 1 carbono no composto, an- indica que a ligação é simples, -o indica a função orgânica hidrocarboneto.
Exemplos e Aplicações
DDT
O DDT (diclorodifeniltricloroetano) é um inseticida que deixou de ser utilizado em decorrência de ser altamente tóxico. Estrutura molecular do diclorodifeniltricloroetano C14H9Cl. Estrutura molecular do diclorodifeniltricloroetano C14H9Cl
Gás lacrimogêneo
O gás lacrimogêneo (α-cloroacetofenona) é um gás utilizado como arma pela polícia. Estrutura molecular do α-cloroacetofenona C3H5BrO. Estrutura molecular do α-cloroacetofenona C3H5BrO