A formação profissional do professor deve propiciar continuamente reflexões e relações entre teoria e prática. A respeito desta afirmação Libâneo diz:
a.
“a teoria vinculada aos problemas reais postos pela experiência prática e a ação prática orientada teoricamente”.
b.
“a prática vinculada aos problemas não reais postos pela experiência prática e a ação prática orientada teoricamente”.
c.
“a teoria vinculada aos problemas reais postos pela experiência teórica e a ação teórica orientada teoricamente”.
d.
“a teoria vinculada aos problemas não reais postos pela experiência teórica e a ação prática orientada teoricamente”.
e.
“a prática vinculada aos problemas reais postos pela experiência prática e a ação prática orientada praticamente”
Soluções para a tarefa
Olá!
A alternativa A) é a correta.
A formação de formação de professores deve estar ligada com a realidade e com o que é possível fazer na pratica, ou seja, que toda a teoria usada na formação de professores deve estar vinculada de alguma forma a problemas reais, do cotidiano.
Além disso, deve estar ligada a experiências práticas dos próprios educandos ou de outros estudiosos quanto a realidade da educação brasileira, e a ação pratica deve seguir o que é dado na teoria.
1) "Cada professor cria seus métodos e suas estratégias de ação, aprende por si, orientado pelo diálogo permanente entre as teorias que elegeu, seus princípios e suas ações em sala de aula. A formação profissional do professor implica, desse modo, uma contínua interpenetração entre teoria e prática, a teoria vinculada à prática, a teoria vinculada aos problemas reais postos pela experiência prática e a ação prática orientada teoricamente" (LIBÂNEO, 1994, p. 28 apud IAVELBERG, 2003, p. 64).
A partir do texto acima, pode-se afirmar CORRETAMENTE que:
Resposta: e)
A prática reflexiva do professor opõe-se à submissão de um currículo rígido e engessado na escola.
Explicação: Resposta correta
É necessário que o professor assimile os princípios norteadores do projeto educativo político, social, filosófico, pedagógico, cultural e administrativo (político, social, filosófico, pedagógico, cultural, administrativo) para poder transformar seu projeto educativo e o desenho curricular à medida que reflete sobre suas práticas. Assim, evita ficar submisso e/ou dependente de currículos preestabelecidos.