“A formação médica tem dificuldades que lhe são naturalmente pertinentes - por exemplo, o manuseio dos cadáveres, contato direto com o sofrimento, dor e morte, que podem ser acirrados nos casos de violência - portanto, não se pretende aqui apresentar o modelo biopsicossocial para eliminar todas estas dificuldades, mas como uma alternativa viável para cuidar das pessoas no mundo atual altamente complexo em que vivemos, favorecendo, inclusive a aproximação do médico de sua própria pessoa, como um retorno a sua própria humanidade, possibilitando assim que ele esteja mais próximo das pessoas que ele atende. Neste modelo, as dicotomias podem ser superadas e polos aparentemente opostos como corpo e mente, subjetivo e objetivo, biológico e social, podem ser colocados dialeticamente em relação de continuidade, possibilitando assim que o ser humano seja contemplado em suas múltiplas dimensões além do biológico, psicológico e social, tais como o antropológico, econômico, histórico.”
Enunciado: Este texto é um recorte do texto intitulado Violência e a inclusão deste tema nos currículos médicos: breves reflexões, publicado na revista Perspectivas, versão on-line. Sobre o modelo biopsicossocial, marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) O texto assegura que o modelo em questão garante a eliminação de todas as dificuldades que se apresentam na relação com o paciente.
( ) O modelo, na verdade, avança além da dimensão biopsicossocial.
( ) O modelo não somente favorece a relação do profissional da saúde com o paciente, mas também contribui para a aproximação do médico com seus conteúdos internos.
( ) O modelo foi apresentado, no texto, como um caminho para cuidar dos médicos em um mundo altamente complexo como se percebe na atualidade.
( ) O modelo permite superar oposições ou dicotomias próprias da condição humana, como objetividade e subjetividade, ampliando o olhar para o indivíduo.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
Soluções para a tarefa
(F ) O texto assegura que o modelo em questão garante a eliminação de todas as dificuldades que se apresentam na relação com o paciente.
( F) O modelo, na verdade, avança além da dimensão biopsicossocial.
(V ) O modelo não somente favorece a relação do profissional da saúde com o paciente, mas também contribui para a aproximação do médico com seus conteúdos internos.
(V ) O modelo foi apresentado, no texto, como um caminho para cuidar dos médicos em um mundo altamente complexo como se percebe na atualidade.
(V ) O modelo permite superar oposições ou dicotomias próprias da condição humana, como objetividade e subjetividade, ampliando o olhar para o indivíduo.
ps: essa resposta não tem nenhuma prova de que está 10% 0correta, eu repondi segundo os meus conhecimentos e pontos de vista..